Elon Musk processa OpenAI por 'traição' ao virar uma empresa que busca lucros

2 min de leitura
Imagem de: Elon Musk processa OpenAI por 'traição' ao virar uma empresa que busca lucros
Imagem: GettyImages

O bilionário Elon Musk abriu um processo contra a OpenAI, empresa de inteligência artificial (IA) dona do ChatGPT. O dono das empresas Tesla, SpaceX e o X, antigo Twitter, acusa a companhia de trair os próprios princípios e quebrar acordos contratuais.

A ação judicial foi aberta em um tribunal de San Francisco, no estado norte-americano da Califórnia, e ainda não tem data para ser julgado. Além da empresa como um todo, os cofundadores Sam Altman e Greg Brockman são listados nominalmente como acusados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O argumento principal de Musk é que a OpenAI feriu os próprios ideais ao passar de uma organização de pesquisa sem fins lucrativos para ter um braço corporativo. Quando isso aconteceu, contratos foram alterados e toda a estratégia da marca teria se voltado para a obtenção de dinheiro.

O ChatGPT, chatbot de IA generativa lançado no fim de 2022.O ChatGPT, chatbot de IA generativa lançado no fim de 2022.Fonte:  GettyImages 

De acordo com Musk, a dona do ChatGPT agora está "não apenas desenvolvendo, mas refinando uma IA de uso geral para maximizar lucros".

Antes, entretanto, ela dizia se focar em "benefícios para a humanidade" — algo estabelecido no acordo de fundação da companhia, que já não é mais válido.

A guerra entre Musk e a OpenAI

A OpenAI foi fundada em 2015 como uma aliança de engenheiros e empresários dispostos a realizar pesquisas em IA. O próprio Musk é um dos cofundadores da companhia.

Ao longo dos anos, entretanto, o bilionário se distanciou do projeto e deixou a OpenAI em 2019. Ele até tentou assumir o controle da empresa, mas acabou rejeitado pelo conselho e os demais sócios. A partir deste ponto, ele virou um dos maiores críticos de Altman e da empresa.

Musk reclama principalmente que a OpenAI se transformou "em uma subsidiária de código fechado de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo". Neste caso, ele cita a Microsoft, que é a principal investidora e uma das maiores parceiras da companhia.

O bilionário alega ter doado US$ 44 milhões à OpenAI entre 2016 e 2020, quando ela ainda era focada em ser não-lucrativa. Parte do processo envolve a recuperação desses valores agora que a empresa possui outra estrutura.

Sam Altman, CEO da OpenAI.Sam Altman, CEO da OpenAI.Fonte:  GettyImages 

Elon Musk também reclama que a OpenAI não tem um conselho com conhecimento técnico suficiente para manter uma ferramenta poderosa como o modelo de linguagem GPT-4. Os novos membros foram escolhidos recentemente, após a controversa demissão e recontratação do CEO.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.