OpenAI: Elon Musk tentou assumir dona do ChatGPT, mas foi rejeitado

1 min de leitura
Imagem de: OpenAI: Elon Musk tentou assumir dona do ChatGPT, mas foi rejeitado
Imagem: GettyImages

Tesla, SpaceX, Twitter e... OpenAI? Pois é, Elon Musk quase assumiu o controle da empresa de Inteligência Artificial, criadora do ChatGPT, em 2018, de acordo com uma matéria do site Semafor. O magnata, que adquiriu o Twitter em outubro de 2022 por US$ 44 bilhões, foi um dos fundadores da OpenAI, que surgiu em 2015 como uma companhia sem fins lucrativos. Porém, ao tentar adquirir o comando do projeto, foi rejeitado por seus sócios.

Segundo a publicação, no início de 2018, Musk confessou para Sam Altman, mais um dos fundadores da OpenAI, que achava que a empresa estava ficando para trás e perdendo espaço para o Google. Foi então que o chefão da Tesla ofereceu a seguinte solução: ele assumiria o controle da empresa e a gerenciaria por conta própria, direcionando suas ações e planejamentos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em 2018, Musk sugeriu que assumisse o controle da OpenAI a fim de levá-la ainda mais à frente; a ideia não foi bem vista por seus sócios.Em 2018, Musk sugeriu que assumisse o controle da OpenAI a fim de levá-la ainda mais à frente; a ideia não foi bem vista por seus sócios.Fonte:  GettyImages 

Contudo, Altman e outros sócios da OpenAI não curtiram muito a proposta e recusaram a ideia de Musk. Como retaliação, o bilionário deixou a companhia de IA e ainda retirou parte das doações financeiras que havia feito ao projeto.

Quando Elon Musk saiu da OpenAI?

A saída de Musk foi anunciada no dia 20 de fevereiro de 2018 e mudou completamente os caminhos da OpenAI. Mais tarde, a companhia deu vida ao ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial que se tornou um dos aplicativos mais inovadores e utilizados de todo o mundo.

O episódio em questão não apenas mudou os caminhos da OpenAI e de Musk para sempre, como resultou em um conflito público entre o empresário e Altman, que consistem em duas das figuras mais relevantes do mundo da tecnologia atualmente. Hoje, o CEO da OpenAI é Altman e o presidente é Greg Brockman, que também foi contra a proposta de Musk na época.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.