Como economizar energia, mesmo com a onda de calor no Brasil?

6 min de leitura
Imagem de: Como economizar energia, mesmo com a onda de calor no Brasil?
Imagem: GettyImages

O Brasil está passando por uma das piores ondas de calor de todos os tempos. São dezenas de cidades sofrendo com temperaturas que passam dos 40º, e com as respectivas sensações térmicas beirando os mais de 50 graus. Diante desse cenário, o jeito é recorrer a aparelhos que amenizam o sofrimento, como ventiladores e, principalmente, ar condicionados.

Entretanto, estes últimos por sua vez acabam levando a um outro problema: o alto consumo de energia, já que boa parte destes aparelhos são os que mais elevam a conta de luz. Sendo assim, o jeito é recorrer a estratégias para não sofrer com o bolso, e ao mesmo tempo não passar calor dentro de casa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para te ajudar nisso, o TecMundo traz uma série de dicas para economizar energia e ao mesmo tempo se refrescar dessa onda de calor. Confira!

1. Escolhendo o modelo ideal de ar-condicionado

Como dito anteriormente, o ar-condicionado é um dos maiores vilões da conta de luz. Isso porque ele utiliza um alto consumo de energia, o que pode até mesmo triplicar o valor mensal de acordo com o seu uso. Ao mesmo tempo, sabemos que em altas temperaturas, o ventilador não dá conta, sendo mais que necessário recorrer a ele.

São vários os modelos de ar-condicionado inteligentes com recursos para reduzir o consumo de energiaSão vários os modelos de ar-condicionado inteligentes com recursos para reduzir o consumo de energiaFonte:  GettyImages 

A primeira dica para economizar é saber escolher o modelo de ar-condicionado. Hoje em dia, são muitos os modelos que contam com recursos justamente visando a economia de energia, seja com motores mais eficientes, ou recursos tecnológicos ajustados para isso. Assim, é melhor investir em um modelo mais caro, mas que traz todos esses componentes para ajudar na sua conta de luz.

Por exemplo, há modelos que contam com ajustes de temperatura, onde é possível programá-los para que deixem sempre o ambiente desse jeito. Sendo assim, caso o local já esteja frio como o programado, ele automaticamente é desligado, e só será acionado caso a temperatura ultrapasse o grau estipulado.

2. Posicionamento e cuidado com o ambiente onde o ar-condicionado é instalado

Outra dica crucial é o posicionamento onde o aparelho será instalado. O ideal é que seja feito no ponto mais alto possível. Isso porque o ar gelado é mais pesado do que o quente, o que o torna mais propenso a descer, e consequentemente mais ágil para esfriar todo o ambiente onde ele está posicionado.

Opte sempre por posicionar o ar condicionado em locais mais altosOpte sempre por posicionar o ar condicionado em locais mais altosFonte:  GettyImages 

Além disso, é preciso estar atento também a outros detalhes, principalmente em relação a fatores externos que possam vir a esquentar o ambiente. Por exemplo, é altamente recomendado o uso de cortinas escuras, ou os famosos Blackouts, para impedir que a luz do sol entre pela janela, e por sua vez aumente a temperatura do local.

3. Faça a manutenção do ar-condicionado com frequência

Outra dica valiosa, e extremamente eficiente, é fazer a limpeza frequente do filtro do seu ar-condicionado. Isso porque, dependendo de onde sua residência fica localizada, ele pode ser sofrer com um ar altamente poluído, cujas impurezas vão direto para a filtragem do aparelho.

Portanto, faça a higienização de forma periódica, mesmo em períodos onde ele não está sendo utilizado, já que esse acúmulo pode levar até a um problema mais sério.

É preciso fazer a manutenção das peças do seu aparelho antes que ele pare de funcionarÉ preciso fazer a manutenção das peças do seu aparelho antes que ele pare de funcionarFonte:  GettyImages 

E sobre o problema de ter um ar-condicionado danificado, também é recomendado que você faça uma manutenção com um técnico especializado. Isso porque o aparelho, assim como qualquer outro eletrônico, também precisa de cuidados com seus componentes internos.

E no caso do ar, ele sofre com uma série de fatores, desde a ausência do gás para refrigeração, até falta de lubrificação em determinadas peças.

4. Priorize o uso do ventilador

Sabemos que em temperaturas mais altas o ventilador pode até mesmo ser um inimigo, já que ele espalha o calor de ambientes mais quentes, ao invés de refrescá-lo. Mas ao mesmo tempo, o seu consumo de energia é um dos mais baixos da sua casa, o que torna uma opção mais econômica.

Diante desse cenário, é recomendado que você crie algumas estratégias. Como alternar o período de uso do ar-condicionado com o do ventilador. Ou seja, no momento em que o cômodo estiver em uma temperatura agradável, você pode usá-lo para espalhar esse ar frio pelo local, desligando o ar-condicionado.

O ventilador é um dos aparelhos que menos gasta energia elétrica na sua casaO ventilador é um dos aparelhos que menos gasta energia elétrica na sua casaFonte:  GettyImages 

Uma outra alternativa é posicioná-lo diante de janelas onde o vento é um pouco mais refrescante. Dessa maneira, o ventilador puxa essa massa mais agradável, e espalha para dentro da sua residência.

Por fim, há outras soluções mais enérgicas, como colocar um balde com gelos, junto a um pano para fazer o caminho e forçar o aparelho a espalhar esse ar gelado.

5. Evite usar o chuveiro elétrico

Há pessoas que, mesmo no calor, optam por tomar um banho quente ou morno. Entretanto, isso não quer dizer que há necessidade de ligar o chuveiro elétrico, já que em muitos casos, a água acaba ficando tão quente quanto a temperatura local.

Para essas pessoas, recomenda-se banhos em horários onde justamente a água está mais quente, ao ponto de nem precisar ligar o chuveiro elétrico para ter a temperatura que mais lhe agrada.

Evite usar o chuveiro elétrico durante o período de mais calorEvite usar o chuveiro elétrico durante o período de mais calorFonte:  GettyImages 

6. Cuidados com a sua geladeira

No calor é comum o consumo constante de água gelada. E na maioria das vezes, ela fica armazenada dentro de jarras, que por sua vez ficam dentro da geladeira. Com isso, ocorre um fluxo maior que o comum da porta sendo aberta, o que pode acarretar em um aumento da energia.

Isso porque quanto mais quente fica a parte interna da geladeira, mais os seus motores irão trabalhar para que a temperatura volte para o que foi programado no termostato. Nesses casos, é recomendado o uso de outros recipientes para armazenar a água, como bolsas térmicas ou coolers com gelo. Além dela ficar sempre gelada, você poupa na conta de luz no final do mês.

Evitar abrir a porta da geladeira também pode ajudar a economizar na conta de luzEvitar abrir a porta da geladeira também pode ajudar a economizar na conta de luzFonte:  GettyImages 

7. Se possível, instale painéis solares

Esse é um outro caso de um investimento que pode parecer caro no início, mas que com o tempo vai lhe ajudar muito a economizar: os painéis solares. Com eles, é possível dedicar uma boa parte do consumo da energia da sua casa para o que é capturado pela luz do sol. E em períodos de calor, ela chega com mais força que o normal.

Há muitos casos onde, depois da instalação de painéis solares, a conta de luz caiu para menos de 95% do valor médio pago antes deles. Além disso, caso você esteja planejando vender a sua residência no futuro, eles podem significar uma boa valorização no preço do seu imóvel. Além é claro de colaborar com o meio ambiente.

Os painéis solares podem reduzir a sua conta de luz em até 95%Os painéis solares podem reduzir a sua conta de luz em até 95%Fonte:  GettyImages 

Agora que você já conhece uma série de dicas para amenizar o calor dentro da sua casa, e não sofrer com a alta da conta de luz, não é preciso mais se preocupar com a previsão do tempo alertando para altas temperaturas na sua região.

E você, ficou com alguma dúvida? Conte para a gente em nossas redes sociais!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.