Vendas de pacotes flexíveis da Hurb são suspensas temporariamente

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As vendas de pacotes com datas flexíveis da Hurb foram suspensas temporariamente na segunda-feira (29), por determinação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). A medida foi tomada após a empresa ser alvo de reclamações de clientes que tiveram viagens canceladas sem aviso prévio e outros problemas.

De acordo com o órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, a decisão teve como motivação as “irregularidades encontradas nas práticas comerciais da companhia”. A marca, anteriormente conhecida como Hotel Urbano, se comprometeu a apresentar um plano de reestruturação para cumprimento dos contratos.

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No entanto, o documento não continha informações “suficientes e consistentes” sobre soluções para as queixas dos consumidores, como explicou a Secretaria. Dessa forma, a entidade optou pela medida cautelar, impedindo a comercialização dos pacotes flexíveis até que a empresa demonstre capacidade de cumprir os contratos vigentes.

Os problemas na operadora impediram viagens de muitos clientes.Os problemas na operadora impediram viagens de muitos clientes.Fonte:  GettyImages 

A agência de viagens online também precisará dar garantias financeiras de que está apta a cumprir novos contratos antes de voltar a comercializá-los. Em caso de descumprimento da medida, a empresa pode ser multada em R$ 50 mil por dia e sofrer outros tipos de sanções.

Outras modalidades da Hurb continuam liberadas

Segundo a Senacon, a suspensão é válida apenas para os pacotes flexíveis da Hurb. Nesta modalidade, conhecida pelos preços promocionais, não é possível escolher, no momento da compra, uma data específica para a viagem.

Muitos consumidores começaram a reclamar, no ano passado, que não conseguiam viajar utilizando pacotes adquiridos em 2020. O número de relatos aumentou consideravelmente em 2023, junto com as queixas de hotéis e pousadas que acusaram a operadora de não repassar os pagamentos das hospedagens.

Hotéis e pousadas também reclamaram da agência de viagem.Hotéis e pousadas também reclamaram da agência de viagem.Fonte:  GettyImages 

Os consumidores que tiveram problema ao tentar viajar devem verificar as opções de remarcação do pacote ou reembolso, conforme orientação do órgão. Também é recomendável registrar a reclamação junto ao Procon mais próximo e na plataforma Consumidor.gov.

Em meio à crise, o antigo CEO da agência, João Ricardo Mendes, renunciou ao cargo em abril. A mudança aconteceu depois que vídeos do ex-executivo xingando e expondo dados de um cliente, em um grupo de funcionários no WhatsApp, foram divulgados.

Vale a pena ficar de olho e ir atrás dos seus direitos caso tenha feito compras na Hurb que apresentaram irregularidades. Continue informado sobre o assunto aqui no TecMundo. Aproveite!

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