O Hurb, antigo Hotel Urbano, ficou conhecido na internet como uma agência de viagens que oferece pacotes a preços acessíveis, até 50% mais baratos que o normal. Com o excesso de relatos de clientes insatisfeitos, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) entrou com um procedimento administrativo contra a empresa, na última segunda-feira (24).
O órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública deu 48 horas à agência para provar que tem condições financeiras de honrar os contratos selados. A decisão saiu no Diário Oficial da União desta sexta-feira (28).
Caso o Hurb não dê explicações, pode sofrer multa diária de R$ 50 mil. O valor total pode chegar a R$13 milhões e a agência pode ter as atividades suspensas.
Recentemente, as reclamações contra a empresa dispararam. Hotéis e pousadas também suspenderam reservas de hospedagens feitas através do site, por falta de pagamento.
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Na segunda, João Ricardo Marques, CEO do Hurb, renunciou ao cargo. Ele havia vazado dados pessoais de clientes e xingou consumidores nas redes sociais.
O Hurb oferece pacotes de viagem com valores até 50% abaixo do mercado e tem muitas reclamações dos clientes.
"Diante do histórico de descumprimento, por parte da empresa, de suas obrigações, nós não poderíamos cruzar os braços e permitir que ela continuasse a comercializar livremente os seus pacotes de viagens", disse Wadih Damous, secretário Nacional do Consumidor.
Reclamações contra o Hurb
O ano de 2023 só tem quatro meses, mas o consumidor.gov.br já registrou 10.847 reclamações contra Hurb. O índice de resolução é menos que a metade, apenas 48%. Nos últimos seis meses, foram feitas ainda quase 30 mil reclamações no ReclameAQUI.
Mesmo com o processo publicado no DOU, o site continua vendendo pacotes para 2024 e 2025. São preços muito abaixo do mercado, de 20% a 50% de desconto, incluindo passagem aérea, diárias de hospedagem e até "all inclusive" (quando comidas e bebidas estão inclusas).
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