Hurb tem 48 horas para provar que pode honrar pacotes de viagens

1 min de leitura
Imagem de: Hurb tem 48 horas para provar que pode honrar pacotes de viagens
Imagem: Hurb

O Hurb, antigo Hotel Urbano, ficou conhecido na internet como uma agência de viagens que oferece pacotes a preços acessíveis, até 50% mais baratos que o normal. Com o excesso de relatos de clientes insatisfeitos, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) entrou com um procedimento administrativo contra a empresa, na última segunda-feira (24).

O órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública deu 48 horas à agência para provar que tem condições financeiras de honrar os contratos selados. A decisão saiu no Diário Oficial da União desta sexta-feira (28).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Caso o Hurb não dê explicações, pode sofrer multa diária de R$ 50 mil. O valor total pode chegar a R$13 milhões e a agência pode ter as atividades suspensas.

Recentemente, as reclamações contra a empresa dispararam. Hotéis e pousadas também suspenderam reservas de hospedagens feitas através do site, por falta de pagamento.

Na segunda, João Ricardo Marques, CEO do Hurb, renunciou ao cargo. Ele havia vazado dados pessoais de clientes e xingou consumidores nas redes sociais.

O Hurb oferece pacotes de viagem com valores até 50% abaixo do mercado e tem muitas reclamações dos clientes.O Hurb oferece pacotes de viagem com valores até 50% abaixo do mercado e tem muitas reclamações dos clientes.Fonte: Getty Images

"Diante do histórico de descumprimento, por parte da empresa, de suas obrigações, nós não poderíamos cruzar os braços e permitir que ela continuasse a comercializar livremente os seus pacotes de viagens", disse Wadih Damous, secretário Nacional do Consumidor.

Reclamações contra o Hurb

O ano de 2023 só tem quatro meses, mas o consumidor.gov.br já registrou 10.847 reclamações contra Hurb. O índice de resolução é menos que a metade, apenas 48%. Nos últimos seis meses, foram feitas ainda quase 30 mil reclamações no ReclameAQUI.

Mesmo com o processo publicado no DOU, o site continua vendendo pacotes para 2024 e 2025. São preços muito abaixo do mercado, de 20% a 50% de desconto, incluindo passagem aérea, diárias de hospedagem e até "all inclusive" (quando comidas e bebidas estão inclusas).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.