Após demissões de Elon Musk, Twitter é processado por empregados

1 min de leitura
Imagem de: Após demissões de Elon Musk, Twitter é processado por empregados
Imagem: Shutterstock

O Twitter se tornou réu de uma ação coletiva por conta das demissões em massa promovidas pela rede social após a aquisição de Elon Musk. Conforme a Bloomberg, funcionários entraram com um processo no tribunal federal de São Francisco por descumprimento da Lei de Notificação de Ajuste e Reciclagem de Trabalhadores dos EUA.

A lei trabalhista norte-americana obriga empresas com 100 ou mais funcionários a enviar uma notificação sobre processos de demissão em massa. Para mais, o aviso deve ser realizado com 60 dias de antecedência.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Supostamente, Twitter solicitou que os funcionários abrissem mão de contestar a demissão na justiça.Supostamente, Twitter solicitou que os funcionários abrissem mão de contestar a demissão na justiça.Fonte:  Joshua Hoehne/Unsplash 

Os funcionários do Twitter pedem que o tribunal emita uma ordem que force a companhia a obedecer à lei trabalhista. Além disso, a ação pede à justiça que proíba que a empresa solicite que os colaboradores se opunham ao direito de contestar a demissão na justiça.

Segundo Shannon Liss-Riordan, advogada do grupo, a ação é uma “tentativa de garantir que os funcionários estejam cientes que não devem renunciar aos seus direitos e que têm uma via para buscar por seus benefícios”.

Anteriormente, Liss-Riordan atuou em um processo contra a Tesla – montadora de carros elétricos de Elon Musk – após o corte de 10% da força de trabalho em junho de 2022. Nessa ocasião, os ex-funcionários também alegaram que a companhia violou a lei trabalhista.

Funcionários receberam o aviso de demissão por e-mail.Funcionários receberam o aviso de demissão por e-mail.Fonte:  Edgar Moran/Unsplash 

Plano de demissão em massa

Antes da compra do Twitter por Elon Musk ter sido oficializada, rumores indicavam que a nova gestão poderia cortar até 75% do quadro de colaboradores. Ao assumir o comando da empresa na semana passada, o empreendedor demitiu o CEO Parag Agrawal e vários funcionários de alto escalão.

Nesta semana, 3.700 colaboradores foram demitidos sem cumprir o aviso prévio estipulado pela lei trabalhista. Segundo o Washington Post, todos os funcionários foram orientados a ficar em casa e aqueles que recebessem uma mensagem da empresa no e-mail pessoal seriam dispensados.

No Brasil, pelo menos 150 funcionários foram demitidos hoje (4), durante a madrugada, com um aviso que chegou por e-mail. Os computadores de trabalho também foram bloqueados remotamente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.