Elon Musk sugere retorno do Vine, um precursor do TikTok

1 min de leitura
Imagem de: Elon Musk sugere retorno do Vine, um precursor do TikTok
Imagem: Vine Labs Inc.

Atuando “do lado de lá” do Twitter – agora como dono – Elon Musk continua agitando a rede social, desta vez colhendo subsídios sobre formas de recuperar de forma rápida os US$ 44 bilhões investidos. Na madrugada desta segunda-feira (31), o bilionário lançou mais uma de suas famosas enquetes, com a pergunta: “Trago o Vine de volta?”.

Há dez anos, quando nem se pensava em TikTok, o Vine bombava nas redes sociais com vídeos curtos de seis segundos, lançando alguns dos figurões da internet atual, como o youtuber Logan Paul, o criador de conteúdo David Dobrik e o cantor Shawn Mendes. Fundado em junho de 2012, o app acabou comprado pelo Twitter em outubro, antes mesmo do seu lançamento oficial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Oficialmente, o Vine foi descontinuado em 2016. Entre os problemas que levaram ao fim do serviço, os destaques incluem a falta de apoio aos seus criadores, a inexistência de monetização e de publicidade, além de conflitos de sua pequena equipe com o próprio Twitter.

Por que Elon Musk quer "ressuscitar" o Vine?

A conversa sobre a volta do Vine surgiu durante uma conversa sobre a questão de competir diretamente com o TikTok. Respondendo ao youtuber Mr. Beast – um filantropo que tem mais de 100 milhões de seguidores – Musk perguntou: “o que poderíamos fazer para torná-lo [o Twitter] melhor do que o TikTok?”.

Beast respondeu: “faça-o difícil de copiar ou será perda de tempo”, referindo-se naturalmente ao Instagram Reels e o YouTube Shorts, como cópias do aplicativo chinês. Mas foi Alex Ernst, parceiro de Dobrik no “Vlog Squad” do Vine quem trouxe uma resposta ao gosto de Musk, dizendo que o TikTok poderia ser derrotado “para não nos espionar”.

Postada nas primeiras horas desta segunda-feira (31), a pesquisa do novo dono do Twitter já está com quase 3 milhões de manifestações, a maioria delas favorável à volta do Vine.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.