O que faz um dev e o que é preciso para se tornar um profissional

3 min de leitura
Imagem de: O que faz um dev e o que é preciso para se tornar um profissional
Imagem: Blog Tá Pago

Uma das carreiras mais promissoras no atual mercado de trabalho é a de desenvolvedor. Basicamente, esse é um profissional que cria softwares que podem ser usados em sites ou em dispositivos móveis, que serão empregados em empresas ou computadores pessoais.

Quem atua nessa área precisa entender das linguagens de programação, como HTML, Java, Phyton, C++, entre outras. Além disso, o dev (abreviação de web developer, o termo original dessa profissão) ainda entende de coleta de dados online e usa todas as suas habilidades para construir esses muitos novos sistemas emergentes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A parte boa é que, em um mundo permeado pelos processos digitais, essa é uma área que precisa de muita mão de obra. E profissionais bem qualificados estão sempre sendo procurados pelas empresas. Por isso, se você se interessa pela área de Tecnologia e pelos processos digitais, pode ser uma ótima opção para você.

Como trabalhar como dev?

Profissão Dev(Fonte: Top Gadget/Reprodução)

Um dev ou programador geralmente opta por cursos de graduação ou pós-graduação nas áreas de Gestão da Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação, Ciência de Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Desenvolvimento de Sistemas, entre outros cursos correlatos. Entretanto, não precisa necessariamente ter faculdade para trabalhar no setor.

Contudo, ter uma formação facilitará muito — tanto para a aquisição de conhecimentos (afinal, você terá aulas com pessoas que realmente entendem do assunto), quanto para ir construindo um portfólio que lhe auxiliará na entrada no mercado.

Você pode também investir em cursos online e ir se aprimorando na área por conta própria. Há vários cursos e aulas, inclusive gratuitos, além de podcasts que podem complementar sua formação, ou mesmo introduzi-lo nesse universo.

Onde atua um desenvolvedor?

Desenvolvedor profissão(Fonte: Solutis/Reprodução)

Uma das questões mais vantajosas de trabalhar como desenvolvedor é que muitas áreas nas quais atuar. É possível, por exemplo, ser empregado em empresas que lidam diretamente com tecnologia, como as startups, desenvolvendo os softwares necessários para seus negócios.

Mas dá também para trabalhar em outros locais, como agências de marketing, em consultorias e, até mesmo, pode atuar como profissional freelancer que realiza projetos pessoais conforme encomenda dos clientes.

Vale lembrar que basicamente todas as empresas atuais vão precisar de algum tipo de serviço tecnológico. Pense só nas clínicas médicas, nos bancos, nos restaurantes, nos supermercados: todos eles necessitam de um software que atue em alguma parte de sua operação. Por isso, o mercado é imenso.

Qual é o salário de um desenvolvedor?

Quanto ganha um dev(Fonte: Dev Community/Reprodução)

Os salários dos devs variam de acordo com a experiência de cada um, mas pode-se, sim, dizer que esse é um mercado aquecido, uma vez que há muita demanda.

Mas há alguns indicativos mais concretos. Dados dos ministérios do Trabalho e da Educação apontam uma média de salário de R$ 6,2 mil mensais para o cargo de desenvolvedor no estado de São Paulo, que tem uma alta procura por tais profissionais. Em outros estados, a remuneração pode ser um pouco mais baixa.

Como se aprimorar como dev?

O que o Dev estuda(Fonte: Sonatafy/Reprodução)

Se você está seguindo a carreira, é preciso lembrar que esse é um ofício que necessita de constante atualização. Acompanhe a seguir algumas dicas para continuar crescendo como dev.

Planeje sua carreira

A profissão de web developer é muito rica e tem muitas direções a serem seguidas por seus profissionais. Por isso, é importante ir, aos poucos, tomando algumas decisões que vão direcionar o seu aperfeiçoamento — como, por exemplo, se você pretende atuar como desenvolvedor back-end (na parte que não fica acessível ao usuário final), front-end (na parte que o usuário interage com o sistema) ou full stack (que atua nas duas pontas).

Pratique programação

Programação e desenvolvimento de softwares são conhecimentos aprendidos na prática. Por isso, à medida que você vai adquirindo novas habilidades, coloque-as para funcionar em novos sistemas assim que for possível.

Estude inglês

Como boa parte dos termos usados em programação são em inglês, será de grande utilidade aprender a língua e "ficar craque" nela. Além disso, suas oportunidades de trabalho só vão aumentar por conta disso. Você também pode usar essa habilidade para fazer cursos novos que ainda não chegaram ao Brasil.

Invista em uma máquina robusta

O instrumento de trabalho do dev é o seu computador. Aos poucos, vale a pena investir e montar uma máquina mais equipada para dar conta do trabalho de programação.

Confie no trabalho em equipe

Quase sempre, o trabalho do dev ocorre em grupo: dificilmente um app ou um software será montado por uma única pessoa. Por isso, para conseguir trabalhar no setor, não adianta ter o conhecimento técnico, mas não ter as habilidades básicas de comunicação e sociabilidade para compartilhar o seu conhecimento com os outros.

Portanto, aposte também no aprimoramento das chamadas soft skills, aquelas habilidades pessoais que não são exclusivas à profissão, mas que vão ajudar você a subir na carreira. Se sua atividade profissional envolve trabalhar com gente e você não é muito sociável, pode haver algum problema no meio do caminho.

Curtiu as dicas? Pois saiba que o TecMundo tem muito mais informações para os aficionados no mundo das tecnologias.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.