Industrialização: entenda como esse processo impactou a história

4 min de leitura
Imagem de: Industrialização: entenda como esse processo impactou a história
Imagem: Pixabay/Kalhh/Reprodução

A Revolução Industrial provocou transformações profundas e duradouras, não apenas nos negócios e na economia, mas nas estruturas básicas da sociedade. Antes da industrialização, quando as atividades econômicas mais significativas eram a agricultura de pequena escala e o artesanato, as estruturas sociais permaneceram semelhantes à Idade Média.

O advento do desenvolvimento industrial renovou os padrões de assentamento humano, trabalho e vida familiar. As mudanças desencadeadas pela tecnologia conduziram a Europa, os Estados Unidos da América e grande parte do mundo à era moderna. Quase todos os ganhos em bem-estar humano na história aconteceram a partir da Revolução Industrial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Origem da Revolução Industrial

IndustrializaçãoAntes da industrialização, jornadas de trabalho eram maiores e mais perigosasFonte: Pixabay/WikiImages/Reprodução

A Revolução Industrial teve sua origem na Inglaterra durante o século XVIII e depois se espalhou pelo mundo. Nessa época, a maior parte das atividades sociais aconteciam em aldeias pequenas e médias em que as pessoas raramente viajavam muito além de sua aldeia natal.

Ao longo do século, a população dos países europeus começou a aumentar significativamente. Entre os primeiros sinais de transformação econômica estava o aumento da produtividade agrícola, possibilitando alimentar essa população crescente.

A combinação desses fatores levou a mudanças profundas na forma como as pessoas rurais viviam. Gradualmente, a agricultura mecanizada em grande escala para atender ao mercado começou a ultrapassar os tipos de agricultura de subsistência que a maioria dos camponeses praticava há gerações.

Processo de urbanização

O aumento da população somado ao número de pessoas que enfrentam dificuldades para ganhar a vida na terra fizeram com que muitos deixassem suas terras em direção a vilas e cidades para encontrar emprego.

Os avanços na indústria e o crescimento da produção fabril aceleraram a tendência de urbanização. Em 1800, cerca de 20% da população britânica vivia em áreas urbanas. Em meados do século XIX, essa proporção havia subido para 50%.

Outras terras da Europa Ocidental, como França, Holanda e Alemanha, também experimentaram um aumento nas populações urbanas. Essas mudanças romperam completamente os padrões de longa data nas relações sociais que remontavam aos tempos medievais.

Mudanças na sociedade

Com a chegada da indústria, a máquina a vapor a carvão e outras máquinas estabeleceram um ritmo novo e mais rápido. A economia era baseada na energia extraída de minas carvão, um trabalho que exigia muitas horas em condições perigosas. Os novos meios de produção significaram o fim dos modos de trabalho e de vida mais lentos.

Isso teve um impacto geral, especialmente na família, que era fundamentalmente uma unidade social e econômica. Casais e seus filhos muitas vezes trabalhavam lado a lado em uma fazenda familiar ou em uma loja, ou dividiam seu trabalho para o benefício geral da família.

O aumento da produção fabril e das cidades industriais significou uma separação entre a casa e o local de trabalho para a maioria dos trabalhadores. Muitos tipos de empregos industriais eram tão exigentes que deixavam pouco tempo de inatividade para os trabalhadores preservarem os laços relacionais que associamos à vida familiar.

Capitalismo

Antes da Revolução Industrial, o mercantilismo era um sistema econômico vigente. Regulado e controlado pelo governo, a economia permitia pouca liberdade para as pessoas individualmente. Com o passar do século XVIII, algumas pessoas começaram a rejeitar os princípios do mercantilismo, como o economista escocês Adam Smith.

Smith defendia a ideia de livre comércio e competição com um papel menor do governo, que foi a base para o capitalismo. O sistema econômico foi de vital importância para o início da Revolução Industrial, porque os princípios individualistas do capitalismo ajudaram a criar um clima em que a industrialização explodiu e acabou se espalhando pelo mundo.

Ondas de industrialização

Revolução IndustrialA Revolução Industrial continua com novas ondas de avanços tecnológicos e científicos. Fonte: Unsplash/Lenny Kuhne/Reprodução

A Revolução Industrial ocorrida a partir do século XVIII foi apenas a primeira onda de industrialização no mundo. Uma segunda fase da revolução começou na metade do século XIX e se estendeu até o início do século XX, provocada pelas grandes revoluções da burguesia, classe que se tornou dominante após a disseminação das indústrias.

Na segunda Revolução Industrial, novas fontes de energia, como a eletricidade e o petróleo, e técnicas de produção, em especial na indústria química, propiciaram o surgimento de antibióticos e o uso de máquinas e fertilizantes químicos na agricultura, bem como a invenção do telefone, da televisão e da lâmpada incandescente.

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), uma terceira Revolução Industrial elevou o patamar dos avanços tecnocientíficos, com inovações em robótica, genética, telecomunicações, eletrônica e transporte. Além das relações sociais, o espaço geográfico foi modificado com uma maior integração política e econômica que tornou possível a globalização.

Indústria 4.0

A quarta Revolução Industrial, também chamada de Indústria 4.0, aprofunda a onda de industrialização anterior, com a adoção de computadores e automação para aprimorar a produção industrial com a Inteligência Artificial (AI), sistemas autônomos alimentados por Big Data e aprendizado de máquina.

A nova onda de industrialização possibilita a tomada de decisões sem o envolvimento humano, com uma combinação de sistemas ciberfísicos, a Internet das Coisas (IoT) e a Internet dos Sistemas, oferecendo a oportunidade para os fabricantes otimizarem suas operações de forma rápida e eficiente.

A conectividade e automação possibilitam a adaptação dos sistemas produtivos a partir de novas informações apresentadas. Além disso, equipamentos como impressoras 3D podem ser usados para prototipagem, abrindo muitas possibilidades de produção, acelerando os avanços tecnológicos na indústria.

O que reserva o futuro?

Indústria 4.0Próxima onda de industrialização deverá se voltar para a experiência humana.Fonte: Pixabay/Comfreak/Reprodução

Depois da pandemia, a sustentabilidade ganhou mais relevância e as pessoas se tornaram o centro das atenções dos avanços tecnológicos. Com isso, a principal tendência para uma nova onda de industrialização coloca em evidência o foco na experiência do consumidor, com produtos interativos e customizados que se preocupam com questões socioambientais.

Quer saber mais sobre Industrialização? No TecMe você encontra uma série de conteúdo especiais, além de um curso exclusivo, sobre uma das áreas que mais cresce no Brasil e no mundo. Vem conhecer o clube de benefícios do TecMundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.