Microsoft cria fundação para tornar indústria do software sustentável

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft cria fundação para tornar indústria do software sustentável
Imagem: Green Software Foundation
Avatar do autor

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (25), durante a edição virtual da Build Developers Conference, o lançamento de uma nova iniciativa com foco em sustentabilidade. Trata-se da Green Software Foundation, uma organização sem fins lucrativos formada pelas companhias Accenture, GitHub, Microsoft e ThoughtWorks, além da Linux Foundation.

O objetivo do projeto é "construir um ecossistema de confiança com pessoas, padrões, ferramentas e as melhores práticas para a construção de softwares sustentáveis". Ou seja, continuar impulsionando a indústria, mas ao mesmo tempo reduzindo a emissão de poluentes ou o consumo exagerado de energia.

De acordo com projeções da indústria, data centers são responsável por 1% de todo o consumo global de eletricidade — sendo que essa fatia pode aumentar para até 8% na próxima década caso nada seja feito para reduzir essa demanda por energia.

Planos ousados

A Green Software Foundation terá como principal meta a adoção e divulgação de padrões com as melhores práticas possíveis para o desenvolvimento de softwares de uma forma menos danosa ao ambiente — ou seja, com menor emissão de poluentes ou economia no consumo.

Os parceiros ainda vão trabalhar com organizações educacionais e acadêmicas para fomentar pesquisas relacionadas ao setor de desenvolvimento sustentável de software, além de divulgar mais iniciativas e realizar treinamentos com membros do mercado.

Desse modo, a indústria consegue ampliar os resultados com danos proporcionalmente menores, entrando em acordo até mesmo com as propostas do Acordo de Paris.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.
Microsoft cria fundação para tornar indústria do software sustentável