IPO: entenda o que é e se vale a pena investir nessa modalidade

3 min de leitura
Imagem de: IPO: entenda o que é e se vale a pena investir nessa modalidade
Imagem: Shutterstock

Um dos grandes benefícios promovidos pela tecnologia foi a difusão da informação acerca de diversos temas, como o relacionamento dos indivíduos com o dinheiro e a necessidade de planejamento para alcançar uma saúde financeira adequada.

Esse fato não apenas trouxe mais liberdade para as pessoas escolherem seus bancos, como também possibilitou que muitas pudessem ter a chance de decidir onde seriam investidas suas reservas para emergências e projetos futuros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Diante disso, para que você continue atualizado a respeito do mercado financeiro, reunimos uma série de informações sobre o IPO, uma forma de investimento que tem crescido cada vez mais no Brasil.

Entenda mais sobre ele e veja se é uma boa possibilidade para você!

O que é IPO?

O IPO não oferece garantias aos investidores, necessitando uma maior análise antes de optar por ele. (Shutterstock/Reprodução)IPO não oferece garantias aos investidores, portanto demanda maior análise antes de optar por ele. (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

IPO é a sigla para Initial Public Offering, que em português significa Oferta Pública Inicial. Trata-se de uma forma de grandes empresas entrarem no mercado financeiro, ao ofertarem parte de suas ações para uma série de acionistas.

Essa decisão por parte das empresas envolve uma série de motivos. Um deles é a possibilidade de aumentar os recursos da organização, uma vez que a venda das ações traz mais dinheiro para o caixa. Dessa forma, é possível utilizá-lo para fazer a companhia crescer ainda mais, aplicando em novas ideias ou em projetos que já estão em andamento.

Segundo o InfoMoney, os benefícios para as empresas em relação aos empréstimos são muitos, uma vez que a venda das ações não prevê um retorno específico para o acionista e apresenta custos muito menores do que as taxas de juros praticadas no mercado. Além disso, aumenta a credibilidade da empresa, já que seus processos burocráticos ficam mais transparentes, e ela se torna mais visível para o público.

Vantagens e desvantagens do IPO

O IPO não possui cobertura do FGC como outros investimentos de baixo e médio risco. (Shutterstock/Reprodução)IPO não tem cobertura do FGC, como outros investimentos de baixo e médio risco. (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Você talvez esteja se perguntando quais seriam as vantagens para os investidores em comprar ações das empresas, uma vez que já vimos que ela pode ser muito benéfica para a organização.

A grande vantagem para quem compra as ações está na possibilidade de receber grandes lucros durante as negociações na bolsa de valores — isso, porque as ações são vendidas aos acionistas antes de partirem para o pregão.

No entanto, segundo o Nubank esse investimento apresenta um alto fator de risco para quem investe, pois as imprevisões acerca da oferta podem trazer uma desvalorização das ações, acarretando um impacto negativo para o acionista.

Por isso, os economistas recomendam uma pesquisa sobre o histórico das empresas, a leitura dos prospectos e o acompanhamento das previsões de especialistas sobre as estreias nas bolsas de valores.

IPO do Nubank

O Nubank é um banco digital que oferece conta e cartão de créditos livres de tarifas. (Nubank/Reprodução)Nubank é um banco digital que oferece conta e cartão de crédito livres de tarifas. (Fonte: Nubank/Reprodução)Fonte:  Nubank 

Caso você deseje investir no IPO, saiba que o Nubank vai entrar na bolsa de valores, possibilitando que seus clientes realizem o procedimento através do próprio app. Até 7 de dezembro, é preciso que os interessados façam uma reserva de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) no aplicativo, que nada mais é que informar quanto dinheiro a pessoa está disposta a aplicar na compra das ações.

O valor mínimo será definido apenas quando a precificação for realizada e, caso ela seja maior do que o número estabelecido pelo cliente, a empresa diz que o dinheiro será devolvido em até 3 dias. Você pode verificar essas e outras informações clicando aqui.

Como investir no IPO?

Como se trata de um investimento com maior complexidade, para investir no IPO é preciso seguir alguns passos.

  1. Escolha uma corretora ou um banco que realize esse tipo de operação. Atualmente, existem uma série de instituições digitais que prestam o serviço, como o Nubank.
  2. Abra a plataforma de investimentos e visualize as empresas que estão oferecendo suas ações. Esse é um bom momento para analisar e estudar cada possibilidade.
  3. Reserve as ações desejadas e realize o pagamento para garantir sua participação no IPO — importante lembrar que não é possível reverter esse procedimento.
  4. Aguarde a precificação das ações para verificar se você conseguirá adquiri-las. Caso o preço final fique acima do número estipulado durante a reserva, o valor é devolvido na conta e o cliente não participa do IPO.
  5. Acompanhe o pregão das bolsas de valores para verificar se as ações adquiridas terão alta ou baixa em seus valores.

Gostou da matéria? Deixe seu comentário e fiquei ligado para não perder nem uma novidade do TecMundo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.