Afinal, o que é o UX Design e como atuar na área?

3 min de leitura
Imagem de: Afinal, o que é o UX Design e como atuar na área?
Imagem: Pxhere
Avatar do autor

O Ux Design é uma das áreas que mais tem crescido ao longo dos últimos anos. Com o avanço da tecnologia e do crescimento do número de aplicativos, mais e mais profissionais são contratados para atuar na área que atua diretamente na experiência do usuário junto aos objetivos da empresa.

Hoje o TecMundo te explica melhor sobre a carreira, quais as principais funções dela, e como se tornar um profissional em Ux Designer. Confira:

O que é UX Design

Ux Design significa User Experience Design, que em uma tradução direta significa: Design de Experiência do Usuário. Sua função é interligar os interesses de um produto com a experiência de um usuário, ou seja, fazer com que um determinado software, aplicativo ou site seja o mais simples possível para a navegação, ao mesmo tempo em que ele traga os maiores benefícios para a empresa.

A profissão de UX Design foi uma das que mais cresceu nos últimos anosA profissão de UX Design foi uma das que mais cresceu nos últimos anosFonte:  PxHere 

Pegando como exemplo um site de vendas online. A função do profissional da área, neste caso, é dar ao cliente uma experiência agradável que facilite uma série de fatores, como a busca por um produto, o carrinho de compras, entre outras funções.

Já na parte da empresa, é preciso pensar em como reverter essa melhor experiência do usuário em número que satisfaça o produto. Ainda nesse exemplo, que o site consiga ser eficiente o suficiente para que o cliente não tenha tanto trabalho ao efetuar uma compra, e acabe até mesmo desistindo durante o processo.

Quais as funções de um UX Design

Além da função principal citada acima, o UX Design também possui outras atribuições. Por exemplo, para se oferecer um produto que tenha uma boa receptividade da parte do usuário, é preciso antes fazer uma série de procedimentos, como pesquisas, entrevistas e testes.

O profissional da área de UX conta com uma série de atribuição e funções dividias em setoresO profissional da área de UX conta com uma série de atribuição e funções dividias em setoresFonte:  PxHere 

Todos os resultados obtidos desses procedimentos devem ser aplicados na usabilidade do aplicativo, software ou site. Além disso, mesmo depois do produto estar em funcionamento, também é de responsabilidade do profissional as melhorias contínuas à medida com que surjam eventuais problemas.

Dentro da área, também existem algumas profissões mais específicas, como por exemplo:

UX Researcher: É o profissional que visa coletar os dados antes da implementação do produto. Ele é responsável por conduzir os testes, implementar e obter os dados de pesquisa, e realizar entrevistas. Além de apresentar à empresa as informações obtidas nestes processos.

Arquiteto de Informação: Como o próprio nome sugere, é o profissional responsável por organizar as informações que serão inseridas e obtidas pelo produto. Com os resultados obtidos nas etapas de pesquisa, é ele quem faz o mapeamento de como o programa ou site se apresentará para o usuário.

Arquiteto de Informação é responsável por organizar as informações após as pesquisas e entrevistas da parte inicial do projetoArquiteto de Informação é responsável por organizar as informações após as pesquisas e entrevistas da parte inicial do projetoFonte:  Pexels 

Analista de Usabilidade: É o profissional que cuida das funcionalidades do produto. Ele é responsável por otimizar a usabilidade do software, identificar problemas e propor soluções sempre visando o melhor uso para o cliente.

UX Writer: Esse profissional é responsável pela parte de documentação do produto. Além disso, é ele quem também cuida de textos que visam solucionar eventuais problemas do cliente em relação à navegação.

O UX Writer também é responsável pela parte de documentação do projetoO UX Writer também é responsável pela parte de documentação do projetoFonte:  Kristin Hardwick on StockSnap 

Designer de produtos: É quem conduz todos os profissionais citados na criação do produto final. Ele é responsável por organizar as atribuições, criar e cumprir o planejamento, e também por comandar melhorias ou mudanças na estruturação do projeto.

Como se tornar um UX Design

Embora o nome confunda bastante, para ser um profissional de UX Design você não precisa obrigatoriamente ter cursado uma faculdade que envolva Design Gráfico. Entretanto, é exigido um conhecimento avançado nas funções que o UX costuma desenvolver.

Neste caso, recomenda-se primeiro cursos voltados para a formação de um profissional especializado. Hoje em dia, há uma série de centros educacionais que oferecem cursos e até mesmo extensões mais específicas para determinadas atribuições.

O Adobe XD é um dos softwares utilizados pelos profissionais da áreaO Adobe XD é um dos softwares utilizados pelos profissionais da áreaFonte:  Divulgação / Adobe 

Também é necessário o conhecimento em ferramentas utilizadas no dia a dia por um profissional da área. Entre elas, destacam-se: Adobe XD, Invision, Sketch e Balsamiq. Também é recomendado que você faça algum curso, pois todos os softwares citados possuem uma certa complexidade para serem manuseados.

E você ainda ficou com alguma dúvida? Conte para a gente aqui nos comentários.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.