Conheça os 10 melhores bancos digitais

3 min de leitura
Imagem de: Conheça os 10 melhores bancos digitais
Imagem: Reddit/Reprodução

Bancos digitais são uma alternativa para quem deseja fugir das burocracias das instituições tradicionais. Usando a tecnologia a favor do dinheiro, eles deixam que os clientes tenham maior controle da vida financeira.

Em crescimento no Brasil, as fintechs têm certas características em comum. Por exemplo, grande parte oferece abertura de conta-corrente sem taxa de serviço e cartão de crédito sem anuidade, bem como aceitam transferência via PIX.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

É importante citar que os bancos digitais são instituições regularizadas pelo Banco Central e protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito. Isso certifica que as contas digitais tenham a mesma proteção de um banco tradicional, ou seja, mesmo transações e serviços mais complexos, como empréstimo com garantia de imóvel, são segurados.

1. Banco Inter

Banco Inter.Banco Inter.Fonte:  Direito.com.br/Reprodução 

Uma das primeiras fintechs brasileiras, o Banco Inter ajudou a popularizar o conceito de banco digital no país. A instituição não cobra taxas para abertura de conta-corrente nem para serviços básicos ou transferências.

Os clientes têm direito a um cartão de crédito sem anuidade com cashback e podem realizar saques gratuitos na rede Banco24Horas. Além disso, o aplicativo oferece plano odontológico e uma área dedicada para investimentos e empréstimos.

2. Nubank

Nubank.Nubank.Fonte:  Nubank/Divulgação 

Importante fintech brasileira, o Nubank conquistou clientes ao oferecer uma plataforma simples e intuitiva. Eliminando diversas burocracias, um dos diferenciais da instituição é a conta digital para Pessoa Jurídica (PJ).

Moderno, o cartão do banco realiza pagamentos por aproximação, e o programa Nubank Rewards estimula o uso do cartão de crédito em troca de benefícios. Um dos pontos negativos é a taxa de R$ 6,50 cobrada para cada saque na rede Banco24Horas.

3. C6 Bank

C6 Bank.C6 Bank.Fonte:  Jrs.Digital/Reprodução 

O C6 Bank é um dos bancos com o pacote de serviços mais completo. Além da conta-corrente digital gratuita, há opções de contas exclusivas para microempreendedor individual (MEI) e de contas internacionais em dólar — ambas sem taxas adicionais.

A extensa lista de serviços é outro ponto positivo. A instituição fornece uma tag de pedágio gratuita para os clientes e um amplo programa de troca de pontos.

4. Mercado Pago

Mercado Pago.Mercado Pago.Fonte:  Gadgerss/Reprodução 

Criado pelo Mercado Livre, o Mercado Pago é uma plataforma de pagamentos que exerce a função de banco digital. Inicialmente, foi desenvolvido para facilitar as transações de valores dos clientes do site de vendas, mas se tornou uma carteira digital com recursos diversos.

Os clientes têm direito a cartões internacionais, saques na rede Banco24Horas e opções de investimentos.

5. Neon

Neon.Neon.Fonte:  Pinterest/Reprodução 

Com a proposta de facilitar a vida dos clientes, o Neon fornece uma conta-corrente digital sem taxas. Em parceria com o Banco Votorantim, a fintech emite cartões de crédito, de débito e pré-pagos.

O aplicativo da instituição também tem uma área dedicada para investimentos e presta serviço de empréstimos. Por fim, clientes Neon+ têm direito a três saques gratuitos no mês.

6. Next

Next.Next.Fonte:  IQ/Reprodução 

Parte do Bradesco, o Next é uma instituição financeira que atua de forma independente e oferece serviços totalmente gratuitos. O cliente não paga taxa para abrir a conta-corrente digital e tem saques ilimitados nos caixas do Banco24Horas.

Seu diferencial são os serviços semelhantes aos dos bancos tradicionais. Com isso, ele oferece empréstimos, antecipação de 13º salário, crédito parcelado e um programa de “mimos”.

7. Banco Original

Banco Original.Banco Original.Fonte:  Cashfree/Reprodução 

O Banco Original oferece serviços bancários para empresas e para pessoas físicas. Apesar de permitir a abertura de uma conta digital gratuita, há certas taxas para serviços básicos e para transferências.

Ainda assim, permite saques gratuitos e implantou recentemente a modalidade de saque via QR Code. E os cartões realizam pagamento por aproximação.

8. PagBank

PagBank.PagBank.Fonte:  Azulis/Reprodução 

Semelhante ao Mercado Pago, o PagBank está relacionado às máquinas de crédito e de débito do PagSeguro. No entanto, ele também atua como uma conta digital sem taxas para os clientes da plataforma.

Atualmente, apresenta serviços como empréstimos online, investimentos, pagamento por aproximação e por QR Code. Vendedores que faturam acima de R$ 50 mil ao mês têm direito a saques gratuitos.

9. Agibank

Agibank.Agibank.Fonte:  Meu Banco/Reprodução 

O Agibank é um banco digital que atua de forma diferente dos demais. Por exemplo, a abertura da conta digital acontece mediante aprovação, e ele cobra taxa de serviços básicos e por transferências.

Em contrapartida, a instituição oferece opções de empréstimos, investimentos e pagamento por QR Code. Além disso, é o único banco da lista com pontos físicos de atendimento.

10. N26

N26.N26.Fonte:  TravelNTech/Reprodução 

O primeiro banco digital europeu, o N26 é uma fintech alemã que recebeu autorização do Banco Central para operar no Brasil. A companhia deve iniciar as atividades ainda em 2021.

Futuro concorrente do Nubank, oferece conta digital sem taxas, emite cartão de crédito sem anuidade e promete oferecer até quatro saques gratuitos por mês. No momento, os clientes em potencial podem se cadastrar em uma lista de espera.

Gostou da lista dos melhores bancos digitais que atuam no Brasil? Qual deles você usa? Conte para nós nos comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.