Google lança ferramenta para rastrear crimes de ódio nos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Google lança ferramenta para rastrear crimes de ódio nos EUA
Imagem: Alejandro Alvarez/Reuters

Na tentativa de descobrir em que áreas dos Estados Unidos acontecem mais crimes motivados por discursos de ódio (como vem sendo enquadrado o caso ocorrido em Charlottesville), a Google anunciou que fez uma parceria com a ProPublica para criar uma inteligência artificial capaz de fazer uma leitura desses dados e indicar pontos nos quais eles ocorrem com mais frequência.

Segundo informações divulgadas, esse sistema (intitulado Documenting Hate News Index) toma como base artigos que estão no Google News e que datam de até seis meses contados a partir da data da pesquisa, para em seguida utilizar a Google Cloud Natural Language API e criar um sistema capaz de ajudar o interessado a entender o que está acontecendo em todo o país.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Essa ferramenta pode unir matérias que sugerem “crime de ódio, preconceito ou abuso” entre os seus assuntos, além de trazer informações que sejam relevantes em casos levados à corte e até mesmo grafites antissemitas. Além disso, houve a menção de que a Gigante das Buscas vai ficar de olho nessas entradas para verificar se o catálogo não conta com artigos que trazem apenas a palavra “ódio” em seus textos.

Página inicial da ferramenta criada pela Google

Foi dito ainda que os usuários podem pesquisar por data ou usando palavras-chaves, e o próprio sistema é capaz de sugerir alguns termos relevantes. Quanto ao banco de dados, houve a menção de que ele será atualizado diariamente – o que certamente vai ajudar não apenas jornalistas, mas também pesquisadores, a se manterem informados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.