O Touch ID, sensor biométrico de desbloqueio dos mais novos modelos de iPhone e iPad, é uma boa medida de segurança que serve também para agilizar o desbloqueio de tela — quem nunca errou a senha mais de uma vez sem querer ou não lembrava do código de jeito nenhum? Infelizmente, esse método não está disponível para Macs, mas é possível "dar um jeitinho" e fazer com que você desbloqueie também o computador dessa maneira.

Trata-se de um aplicativo chamado FingerKey, disponível na App Store por US$ 1,99 (pouco mais de R$ 5). Usando uma conexão Bluetooth entre um iPhone e um Mac, ele é capaz de criar um mecanismo de desbloqueio biométrico remoto de um dispositivo para o outro — ou seja, você pode liberar o acesso ao seu Mac (e a outros Macs que estejam próximos e sob a mesma rede Bluetooth) só inserindo a impressão digital no smartphone.

Para proteger os dados, o app utiliza o esquema de criptografia AES de 256 bits. Por enquanto, o suporte ao iPhone 6 e 6 Plus apresenta problemas, mas uma atualização a ser lançada em breve deve corrigir qualquer falha. Além disso, o desenvolvedor estuda ainda a possibilidade de expandir as funções também para computadores Windows ou Linux.

Clique aqui para baixar o FingerKey.

Cupons de desconto TecMundo: