10 dicas para deixar o vício em celular de lado

3 min de leitura
Imagem de: 10 dicas para deixar o vício em celular de lado
Imagem: Shutterstock

Vício em celular é um problema comum da vida moderna. Estudos mostram que o tempo gasto em aplicativos aumentou mundialmente. Consequentemente, a ansiedade e a falta de foco são as razões da busca por dicas para reduzir o tempo de uso do celular.

Esse hábito ruim pode ser controlado com táticas fáceis de aderir no seu cotidiano. Por isso, conheça 10 estratégias que vão ajudar a tirar os olhos da tela do seu celular.

1. Anote os gatilhos do seu vício em celular

A primeira dica é entender quais são as suas motivações para ficar tanto tempo frente ao seu celular. Tédio? Horas excessivas de trabalho? Receio de perder alguma notícia importante?

Identificar a causa do vício em celular é o primeiro passo para criar uma estratégia que funcione para combatê-lo.

2. Experimente aplicativos que gerenciam tempo

Todo celular é equipado com ferramentas que contabilizam o tempo de uso do aparelho. Em dispositivos Android, há o aplicativo chamado Bem-estar digital.

Por ali, é possível verificar quanto tempo foi gasto em cada app e ainda estipular o tempo máximo de uso. Assim, o próprio celular fecha o aplicativo quando o limite de horário for atingido.

Em "Configurações", vá na opção "Bem-estar digital" (Digitalwellbeing, em inglês) para monitorar o uso do celular.Em "Configurações", vá na opção "Bem-estar digital" (Digitalwellbeing, em inglês) para monitorar o uso do celular.Fonte:  Google Play Store 

Para os usuários de iPhone, a função Tempo de Uso também possui a mesma utilidade.

Acesse "Ajustes" para encontrar a ferramenta "Tempo de uso" em seu Iphone.Acesse "Ajustes" para encontrar a ferramenta "Tempo de uso" em seu Iphone.Fonte:  Suporte Apple 

Vale conferir as configurações dos aplicativos de redes sociais como Facebook e YouTube. No Instagram, você pode controlar o tempo de uso criando lembretes e observando o seu comportamento semanal.

3. Bloqueie as notificações dos aplicativos

Apps precisam de permissão para enviar notificação na tela do celular. Este tipo de ajuste é fácil de ser executado. Acesse as configurações do seu aparelho e faça o bloqueio em cada app que desejar.

4. Deixe o celular longe do seu alcance

Antes de iniciar uma tarefa que exige foco total, coloque o celular no silencioso ou desligue a conexão da internet. Também é válido guardá-lo em outro cômodo, longe da sua vista.

Ficar longe do celular é um modo de evitar a tentação de usá-lo por longos períodosFicar longe do celular é um modo de evitar a tentação de usá-lo por longos períodosFonte:  Shutterstock 

5. Busque por aplicativos de produtividade

Uma forma de reduzir o vício em celular é fazer uso de aplicativos que estimulam a produtividade fora da tela.

Forest e Plantie são apps para Android e Iphone que utilizam um temporizador para que você não mexa no celular. Uma floresta visual vai se formando até atingir o período estipulado para ficar longe do dispositivo.

6. Ative a "Hora de Dormir" no celular

Essa função pode ser encontrada no mesmo local onde se ajusta o alarme do iPhone. Uma vez definido o horário de sono, o aparelho exibirá uma notificação quando a hora de dormir estiver se aproximando.

Dica perfeita para reduzir o vício em celular e garantir a higiene do sono!

7. Exclua aplicativos que não tem mais serventia

Ter uma variedade de aplicativos é caminho perfeito para a procrastinação e, portanto, passar mais tempo no celular do que o recomendado.

Faça uma limpeza e exclua todos os apps que não são importantes para o seu cotidiano ou que você pretende usar apenas em situações específicas.

8. Defina uma nova relação com seu WhatsApp

Seja para uso pessoal ou profissional, o WhatsApp está entre os apps mais utilizados pelos brasileiros. Para reduzir tempo de uso do celular, estipule intervalos em sua agenda do dia para verificar as mensagens enviadas no app.

9. Atente-se ao tempo gasto em apps de jogos

Games são o portal para um mundo viciante em que o tempo passa despercebido, certo? Logo, é essencial que você evite ter vários apps de jogos em seu celular e prefira aqueles com um número menor de rodadas para avançar de fase.

10. Afaste-se do celular durante os encontros com amigos

O vício em celular pode diminuir o tempo de qualidade que você passa com seus amigos e familiares. A solução pode ser simples e ainda criar uma rede de apoio para viver melhor no mundo offline: peça para todos colocarem os celulares em um cantinho e pegar de volta somente na hora de ir embora.

O mais importante é testar aos poucos as dicas apresentadas e entender qual funciona melhor para você no combate ao vício em celular.

Descubra mais recomendações interessantes por aqui e leia sobre os riscos da tela para crianças, aqui no TecMundo. Aproveite!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.