7 bancos de imagens grátis para usar em 2021

3 min de leitura
Imagem de: 7 bancos de imagens grátis para usar em 2021
Imagem: Andre Moura/Pexels
Avatar do autor

Os bancos de imagens são importantes aliados de produtores de conteúdo, designers e outras profissões ligadas ao marketing. Eles são as melhores páginas para encontrar diferentes mídias em alta qualidade e livres de direitos autorais.

Para quem está iniciando nesse meio ou quer conhecer novas fontes, selecionamos sete bancos de imagens grátis para usar em 2021. Descubra quais deles combinam melhor com o seu trabalho!

Fonte:  Jeremy Bishop/Adobe Stock 

Adobe Stock Free

Com a intenção de “tornar os meios de criação acessíveis a todos”, a Adobe lançou uma plataforma com mais de 70 mil imagens e vídeos para uso pessoal e comercial. Além do material de alta qualidade, o site se destaca pela ferramenta de busca.

Embora os conteúdos usem os termos de licença padrão da Adobe, eles são bem permissivos. As exceções são para criações de conteúdos onde o valor está associado à própria imagem, como uma foto impressa para um pôster.

Fonte:  Salofoto/Pixabay 

Pixabay

O Pixabay é um dos principais bancos de imagens grátis da internet. São milhares de conteúdos de domínio público, incluindo fotos, ilustrações, artes vetoriais e vídeos.

Apesar da popularidade e do grande volume, a qualidade dos materiais ainda não é o ponto forte da plataforma. A recomendação é sempre olhar a “Escolha do Editor” para encontrar fotos e vídeos com melhores qualificações.

Fonte:  Alex Andrews/Pexels 

Pexels

O Pexels é uma plataforma que aceita imagens e vídeos de pessoas de diversas partes do mundo. Com uma curadoria rigorosa, o acervo é composto por materiais de alta qualidade e de temas variados – incluindo uma área incrível sobre fotografia espacial.

A página é muito usada por web designers e desenvolvedores de aplicativos. Utilizando uma prática ferramenta de busca, é possível encontrar diversos conteúdos criativos para diferentes interfaces ou propostas.

Fonte:  Denys Argyrious/Unsplash 

Unsplash

O Unsplash apresenta um catálogo de imagens doadas por um coletivo formado por fotógrafos experientes e semiprofissionais. Assim, a coleção enxuta é compensada pelo nível elevado de qualidade dos materiais.

Apresentando uma ferramenta de pesquisa funcional, o usuário tem a opção de criar as próprias coleções de imagens como acontece no Pinterest. Para mais, a plataforma tem um aplicativo para dispositivos iOS.

Fonte:  Libreshot/Reprodução 

LibreShot

Com a curadoria do artista plástico Martin Vorel, o LibreShot oferece um catálogo extenso formado por belas imagens. Como os outros bancos dessa lista, o material é livre de royalties e das “incômodas” marcas d’água.

Atualizado semanalmente, o acervo é dividido em categorias como Negócios, Arquitetura, Natureza, Pessoas e Tecnologia. Com um pouco de paciência, é possível encontrar ótimas imagens que podem ser baixadas de graça sem a necessidade de logins.

Fonte:  Vintage Stock Images/Reprodução 

Vintage Stock Images

O Vintage Stock Images é o melhor banco de imagens grátis para conteúdos no estilo retrô. Em destaque, grande parte do acervo é formado por fotos antigas em domínio público.

Mesmo oferecendo uma opção Premium, os usuários encontram excelentes materiais gratuitos e que podem ser baixados sem a necessidade de cadastro. Sem dúvidas, uma ótima página para realizar “viagens no tempo”.

Fonte:  Hubspot/Reprodução 

Hubspot

Além de ser uma empresa de Inbound Marketing, a Hubspot possui um banco de imagens grátis. Destinado para quem está iniciando na área de marketing digital, o acervo é composto por fotos de altíssima qualidade e temas variados.

Para acessar esse pacote promocional de imagens é necessário ter um cadastro na plataforma. Entretanto, todo o material disponível pode ser baixado gratuitamente.

Fonte:  A.Savin/Wikimedia Commons 

Bônus: Wikimedia Commons

O Wikimedia Commons é um banco de imagens semelhante à Wikipedia. Ambos são construídos com a ajuda de uma comunidade e podem apresentar materiais ricos em qualidade – incluindo fotos, vídeos e áudios de graça.

Grande parte do conteúdo pode ser reutilizado, mas a recomendação é conferir os termos de uso de cada mídia. Como um exemplo de economia colaborativa, os usuários também podem solicitar imagens para os voluntários da plataforma.

Quais desses bancos de imagens você conhecia? Conte para gente nos comentários!

7 bancos de imagens grátis para usar em 2021