Sites para baixar e-books de graça

3 min de leitura
Imagem de: Sites para baixar e-books de graça
Imagem: Unsplash/Reprodução

Embora os livros físicos ainda tenham certo charme, são os e-books que oferecem maior praticidade, afinal com um tablet ou um Kindle em mãos é possível ter inúmeros livros a um clique de distância. Os livros digitais já existem há bastante tempo, mas foi há alguns anos, com maiores investimentos da Amazon, que eles se tornaram mais populares — não foi à toa que a empresa conquistou o status de maior referência no segmento.

Além de ser mais prática, a mídia é mais econômica do que os livros físicos (pelo menos, na maioria dos casos). É possível encontrar e-books na internet por preços inacreditavelmente menores do que aqueles praticados por livrarias. E eles são frequentemente disponibilizados sem custo nenhum.

A seguir, listamos alguns sites confiáveis para baixar títulos digitais, inclusive clássicos e premiados, sem gastar dinheiro.

Onde encontrar e-books gratuitos?

O Kindle, vendido pela Amazon, é um dos inúmeros dispositivos dedicados à leitura de eBooks.Kindle, vendido pela Amazon, é um dos inúmeros dispositivos dedicados à leitura de e-books.Fonte:  Unsplash/Reprodução 

Embora seja natural pensar que se trata de pirataria, essa prática é comum em sites governamentais e de livrarias. O objetivo é incentivar a leitura, bem como facilitar o acesso da população a livros — e, é claro, em alguns casos, impulsionar a popularidade do site e suas vendas. Portanto, fique tranquilo: os sites a seguir são oficiais e seguros.

Amazon

Evidentemente, a Amazon não poderia ficar de fora desta lista. Isso porque, além de ser referência em vendas de livros digitais, o site conta com uma vastidão de e-books gratuitos — incluindo clássicos da literatura estrangeira e nacional.

A empresa, inclusive, foge da premissa de que algo gratuito implica baixa qualidade e oferece obras renomadas, atuais e antigas. As mídias costumam ter ótima formatação (o que é indispensável quando se fala em leitura digital). Para acessar, clique aqui.

Biblioteca Mundial Digital

k  (Unsplash)

Os leitores também podem recorrer à Biblioteca Mundial Digital, um projeto desenvolvido pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em parceria com 31 instituições estrangeiras.

O site tem acervo com quase 20 mil itens de 193 países. O diferencial do projeto é que, além de livros comuns, são disponibilizados documentos históricos, fotografias e obras literárias raras. Para conferir, clique aqui.

ebooks Brasil

Caracterizado como uma “e-biblioteca pública”, o ebooks Brasil é um projeto não governamental e sem fins lucrativos que reúne diversos clássicos mundiais, incluindo criações de Voltaire, Friedrich Nietzsche, Immanuel Kant e Fiódor Dostoiévski. O catálogo está disponível neste link.

Livraria Cultura

aa  (Unsplash)

A Livraria Cultura, embora não tenha como foco principal a disponibilização gratuita de livros, oferece alguns títulos sem custo. Os conteúdos disponibilizados variam de obras acadêmicas até clássicos, como os de Edgar Allan Poe. Para acessar, clique aqui.

Machado de Assis

Em homenagem ao escritor brasileiro Machado de Assis, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou suas obras gratuitamente no centenário de sua morte, que ocorreu em setembro de 2008. Segundo o órgão, o objetivo é ampliar o acesso às publicações do autor. Os títulos seguem disponíveis. Para acessá-los, clique aqui.

Open Library

O Open Library é um site colaborativo que tem como objetivo catalogar todas as publicações já feitas. Atualmente, o projeto tem mais de 1 milhão de títulos em diversos idiomas. Entre as obras de destaque, estão as do autor William Shakespeare. Para conhecer o projeto, confira o site aqui.

Project Gutenberg

Embora dispositivos dedicados proporcionem mais conforto, os eBooks também podem ser lidos em celulares, tablets e computadores.Embora dispositivos dedicados proporcionem mais conforto, e-books podem ser lidos em celulares, tablets e computadores.Fonte:  Unsplash/Reprodução 

Já chegando ao fim da lista, vale citar o Project Gutenberg, uma plataforma que disponibiliza cerca de 56 mil e-books de graça em variados idiomas. Entre as obras mais acessadas, estão Orgulho e Preconceito, de Jane Austen; Heart of Darkness, de Joseph Conrad; e A Metamorfose, de Franz Kafka. Esses e outros títulos estão disponíveis aqui.

Saraiva

Por fim, mas não menos importante, citamos a Saraiva, que, assim como a Livraria Cultura, promove o acesso à leitura por meio de livros digitais gratuitos. No site, é possível conferir uma seção especialmente dedicada a essa categoria, com mais de mil itens disponíveis para download. Confira o site aqui.

Caso conheça outros meios seguros e oficiais de baixar e-books gratuitos, compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.