Infográfico mostra que CPU da Apollo 11 era tão forte quanto 2 Nintendinhos

1 min de leitura
Imagem de: Infográfico mostra que CPU da Apollo 11 era tão forte quanto 2 Nintendinhos
Imagem: io9

Em comemoração aos 50 anos da Lei de Moore – princípio que afirmava que o poder de processamento dos computadores dobraria a cada 18 meses –, uma comunidade de profissionais de TI chamada Experts Exchange preparou um infográfico muito interessante, que foi divulgado pelo site Gizmodo.

Nele, é possível acompanhar o desdobramento da tecnologia nos últimos anos. Para isso, eles analisaram o número de FLOPS (operações de ponto flutuante por segundo) de supercomputadores, smartphones, smartwatches e video games.

A tecnologia de ponta de ontem

Além de mostrar a quantidade de FLOPS de cada dispositivo, o infográfico também traz um divertido comparativo entre as tecnologias equivalentes. Por exemplo, o computador que serviu como guia na Apollo 11 – aquela que levou os astronautas para a lua – possui o mesmo poder de cálculo de dois NES. Já supermáquina Cray-2 de 1985, considerada a mais veloz de sua época, está páreo a páreo com o iPhone 4.

Por sua vez, o Wii é equivalente a um Sony Smartwatch 3, enquanto o Samsung Galaxy S6 corresponde a cinco PlayStation 2. Já o poderosíssimo Tianhe-2, visto como computador mais rápido do mundo, condiz com 18,4 mil PlayStation 4. Repare que a maioria do consoles já está na casa dos 100 bilhões de FLOPS, enquanto os celulares mais modernos permanecem na faixa do 1 bilhão, exceto o S6.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.