Você conhece alguém que fala Maxakalí, Ofayé ou Xokleng? Sua resposta provavelmente foi negativa – afinal, esses são três idiomas indígenas que eram comuns no Brasil há alguns séculos, mas hoje passam por um processo sério de extinção. Pensando na preservação dessas culturas, a Google lançou nesta quinta-feira (21) um projeto para garantir a sobrevivência dessas línguas.

Trata-se do “Idiomas em risco”, um site que reúne um vasto catálogo de culturas espalhadas pelo mundo, tudo para “promover a preservação linguística”. No topo da página, você pode navegar por um mapa e selecionar a região que você quiser, para então clicar nos idiomas em extinção daquele local. O melhor? Ele até já tem uma versão totalmente em português.

Cada seção tem curiosidades sobre o idioma, dados como os locais onde ele é falado e qual o número de falantes nativos. Alguns até apresentam vídeos postados por qualquer pessoa com expressões tradicionais ou a língua em uso. A ideia é juntar mais de 3 mil artigos e deixá-los o mais completos possível.

Fonte: Google

Cupons de desconto TecMundo: