(Fonte da imagem: Divulgação ES.gov)

A Starline Tecnologia, uma empresa de tecnologia da informação fundada em Belo Horizonte, divulgou um novo sistema que poderia facilitar muito a tarefa dos professores de criar e aplicar testes e avaliações, ao mesmo tempo em que dificulta a vida dos “coladores” de plantão. O Sistema de Gestão de Provas, ou SGP, é um software que automatiza o processo de elaboração de provas para escolas e concursos.

Com ele, a confecção dos testes pode ser feita diretamente na plataforma online e o software se encarrega de aplicar as medidas antifraude, como alterar a ordem das questões e das alternativas usando o perfil de cada aluno como parâmetro. Além do teste em si, cada uma das páginas do exame é identificada de acordo com o avaliado, eliminando a possibilidade de haver troca de folhas entre os alunos.

O sistema que individualiza as provas também deixa mais rígido o controle sobre os professores, já que os exames são disponibilizados em tempo real para a coordenação do curso. O mesmo tipo de software automatizado já é usado em aplicações de provas em grande escala, como é o caso do ENEM, mas este seria o primeiro sistema voltado para as instituições regulares de ensino.

Cupons de desconto TecMundo: