Crosta terrestre virou de cabeça para baixo após mergulhar no Mediterrâneo

Imagem de: Crosta terrestre virou de cabeça para baixo após mergulhar no Mediterrâneo
Imagem: Getty Images

Análises da forma de ondas sísmicas registradas em um terremoto de 2010, nas profundezas da cidade de Granada na Espanha, levaram uma equipe de pesquisadores a uma revelação surpreendente: uma placa oceânica subduzida sob o Mediterrâneo Ocidental, que ficou de cabeça para baixo.

Detalhada em um artigo publicado na revista The Seismic Record, a pesquisa projeta a imagem de uma placa tectônica empurrada para baixo da superfície terrestre, que desceu de forma anormalmente rápida para o manto terrestre. No trajeto, ela mudou sua orientação e se inverteu, fazendo com que o grande volume de água que carregava ficasse abaixo dela, no manto terrestre.

Além de relevante para a geologia, o achado amplia a compreensão dos processos tectônicos na região analisada, e dá novas pistas sobre a complexa estrutura tectônica da bacia do Mediterrâneo Ocidental. Lá, as placas da África e da Eurásia estão se movendo em direção uma à outra, levando à formação de cadeias de montanha em forma de arco, que caracteriza a região chamada Rif-Betic-Alboran.

Padrões incomuns de ondas em um terremoto antigo

Triângulos azuis marcam estações sísmicas em Espanha e Marrocos, e os vermelhos dão orientações sobre a placa invertida.Triângulos azuis marcam estações sísmicas em Espanha e Marrocos, e os vermelhos dão orientações sobre a placa invertida.Fonte:  Sun & Müller

Em comunicado à imprensa, o primeiro autor do artigo, Daoyuan Sun, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, afirma que o objetivo inicial da pesquisa era só "compreender melhor os mecanismos profundos dos terremotos, já que vários estudos anteriores estudaram bem a fonte. Nossa intenção era apenas traçar as formas de onda por curiosidade", confessou o geólogo.

Porém, durante a análise dos dados das ondas sísmicas, os pesquisadores identificaram alguns padrões incomuns, como uma "longa coda [parte prolongada das ondas sísmicas após um terremoto] e uma fase extra". Essa fase adicional não ocorre em padrões usuais de atividades sísmicas.

Lajes subduzidas mostram geralmente uma camada de baixa velocidade em sua superfície, devido à quantidade de água que carregam, mas no atual estudo os pesquisadores detectaram a camada de baixa velocidade debaixo da placa, inclinando-se na direção nordeste. Dessa forma, este estudo é o primeiro a concluir que a laje está de ponta-cabeça, em vez de ficar na vertical ou inclinada.

Explicando terremotos profundos da Espanha

A placa tectônica sob a Cordilheira Bética formou o estreito de Gibraltar.A placa tectônica sob a Cordilheira Bética formou o estreito de Gibraltar.Fonte:  Getty Images

A posição dessa camada de baixa velocidade fornece uma possível explicação para os terremotos profundos da Espanha: a presença de silicatos de magnésio hidratadosminerais que, ao perder água, tornam-se quebradiços, dando origem a movimentos sísmicos em grandes profundidades.

A ocorrência de silicatos hidratados também fornece pistas seguras sobre a velocidade da subducção das placas naquela região.

Levando-se em conta uma idade relativamente jovem das profundezas do Mediterrâneo Ocidental para que a laje permaneça fria, diz Sun, "a velocidade de subducção deve ser bastante rápida, tal como uma velocidade moderada de cerca de 70 milímetros por ano", conclui.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais estudos como esse aqui no TecMundo e aproveite para entender, porque as placas tectônicas do oceano Pacífico estão se separando.