O universo pelas lentes dos buracos negros

Imagem de: O universo pelas lentes dos buracos negros
Imagem: Getty Images

Em artigo publicado na revista Scientific Reports, Albert Sneppen, aluno do Instituto Niels Bohr, na Dinamarca, descreve um conjunto de equações como uma forma de calcular com precisão os reflexos do Universo que surgem na luz distorcida em volta de um buraco negro.

A luz, em totalidade com a força gravitacional dessas entidades cósmicas ainda pouco conhecidas, pode funcionar como um repetidor e ampliador de imagens do universo, segundo o estudo.

Conhecidos por sua força gravitacional, os buracos negros ainda não têm seu funcionamento completamente elucidado.Conhecidos por sua força gravitacional, os buracos negros ainda não têm seu funcionamento completamente elucidado.Fonte:  Getty Images

Os buracos negros ainda são um grande mistério para ciência. Apesar de vários dados astronômicos apontarem a existência de diversos deles pelo universo, o primeiro registro fotográfico foi realizado apenas em 2019, por uma equipe liderada por Katie Bouman.

Seu funcionamento e os fenômenos que ocorrem na sua vizinhança intrigam pesquisadores, já que devido à sua densidade gravitacional, nada lhe escapa, nem mesmo a luz. Ele consegue dobrar o espaço-tempo à sua volta de uma maneira tão única, que modelos matemáticos convencionais nem sempre conseguem descrever o que se passa nesses pontos do cosmo.

Mas ao menos um dos mistérios pode ter encontrado uma explicação. Albert Sneppen, aluno de física do Instituto Niels Bohr, se debruçou sobre equações que explicassem o comportamento da luz em volta dessa deidade celestial.

Como você matematizaria um buraco negro?Como você matematizaria um buraco negro?Fonte:  NASA/JPL-Caltech

O estudo publicado em 2021 traz diversas questões relevantes sobre o comportamento da luz ao redor dos buracos negros e o limite de escape antes da chegada dos fótons ao horizonte de eventos.

Utilizando como base equações diferenciais de segunda ordem, Sneppen conseguiu descrever de forma bastante satisfatória que a luz em conjunto com a gravidade formam uma espécie de espelho, refletindo imagens do universo na parte posterior do buraco negro.

De acordo com seus modelos equacionais, essas imagens podem se repetir infinitamente enquanto se desvanecem nos discos orbitais em volta do buraco negro.

Conforme os fótons são espalhados pela gravidade e orbitam em direção ao horizonte de eventos, eles podem refletir objetos atrás do buraco negro.Conforme os fótons são espalhados pela gravidade e orbitam em direção ao horizonte de eventos, eles podem refletir objetos atrás do buraco negro.Fonte:  Getty Images

Graças a esse comportamento, os buracos negros poderiam servir como lentes gravitacionais, possibilitando a visualização de objetos e do universo escondido atrás do evento. O tamanho, forma da imagem e nitidez dependeria da distância e o ângulo de visualização do observador.

Ainda que atualmente não haja tecnologia que contribua para a confirmação das equações de Sneppen, esse é mais um passo importante rumo a um entendimento maior dos mistérios sobre os buracos negros, que ao invés de devoradores famintos, podem ser uma nova ferramenta para se perscrutar o universo.

Você gosta astronomia e quer saber mais sobre o que há na vizinhança do nosso planetinha azul? Então, saiba mais a repeito dos buracos negros mais próximos da Terra. Para continuar informado sobre o que anda acontecendo no mundo da astronomia, continue acompanhando o TecMundo.