NASA produz gás quântico na Estação Espacial Internacional pela primeira vez

Imagem de: NASA produz gás quântico na Estação Espacial Internacional pela primeira vez
Imagem: Getty Images

Em um experimento realizado no Laboratório Cold Atom da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), foi produzida uma mistura gases quânticos a partir de dois átomos. Trata-se da primeira vez que a agência faz uma experiência tão complexa no espaço, algo que pode abrir espaço para novas tecnologias quânticas.

Cientistas da Universidade de Hanôver (LUH), na Alemanha, em colaboração com a Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, foram os responsáveis por realizar os cálculos teóricos para a produção dos gases quânticos.

O intuito do experimento é fornecer mais informações e possibilidades para os astrônomos realizarem estudos mais completos sobre os planetas, auxiliando na resolução de alguns dos grandes mistérios do universo.

A manipulação quântica aconteceu remotamente pelos pesquisadores na Terra e todos os próximos experimentos no laboratório Cold Atom serão realizados da mesma forma. Outro objetivo é entender o comportamento quântico dos átomos em um cenário de microgravidade, que é diferente do conjunto de regras estabelecidos em um ambiente com gravidade. Os detalhes sobre os gases quânticos foram descritos em um estudo publicado na revista científica Nature.

De qualquer forma, é importante destacar que as tecnologias quânticas já são utilizadas em diferentes áreas, como em smartphones, GPS e dispositivos médicos. Apesar disso, a novidade da NASA pode contribuir para o estudo das propriedades quânticas de átomos e da química quântica, principalmente, em condições com microgravidade.

“Temos agora, por exemplo, formas completamente novas de testar o princípio de equivalência de Einstein, um dos pressupostos mais fundamentais da física fundamental”, disse um dos co-autores e cientista do Instituto de Óptica Quântica do LUH, Naceur Gaaloul.

Gases quânticos no espaço

Pela primeira vez, um experimento em microgravidade conseguiu gerar um gás quântico a partir de dois tipos diferentes de átomos, manipulando as condições para criar condensados de Bose-Einstein. Eles realizaram esse processo resfriando um gás atômico a temperaturas que chegam próximas do zero absoluto; assim, os átomos dentro deste ambiente com temperaturas tão baixas começaram a se comportar como uma entidade única.

O uso do laboratório em microgravidade da Estação Espacial Internacional pode auxiliar em diversas áreas, como na criação de sensores de precisão para uso em diferentes aplicações.O uso do laboratório em microgravidade da Estação Espacial Internacional pode auxiliar em diversas áreas, como na criação de sensores de precisão para uso em diferentes aplicações.Fonte:  NASA

Além de auxiliar na navegação entre os planetas, os estudos realizados no laboratório da ISS podem ajudar os cientistas a encontrarem mais respostas sobre a energia escura. A partir de medições de gravidade de alta precisão, eles podem entender como desenvolver sensores de alta precisão para revelar características da energia escura e de outros campos da ciência.

“Há muitas coisas na física fundamental em que estar na presença da gravidade, na verdade, limita a precisão da medição que se pode fazer. A remoção da gravidade permite que você faça um tempo de observação muito mais longo para obter mais precisão na medição e permite ver efeitos delicados que podem ser mascarados pela gravidade. Poderíamos fazer sensores extremamente sensíveis a pequenas rotações e essencialmente usar esses átomos frios no condensado de Bose-Einstein para fazer giroscópios”, disse o líder do estudo e associado da Universidade de Rochester, Nicholas Bigelow.

Gostou do conteúdo? Então, mantenha-se atualizado sobre ciência aqui no TecMundo. Se desejar, descubra mais sobre como o condensado de Bose-Einstein explica o quinto estado da matéria.