Nave da NASA volta à Terra com maior amostra de asteroide já feita

2 min de leitura
Imagem de: Nave da NASA volta à Terra com maior amostra de asteroide já feita
Imagem: NASA/X

Uma cápsula contendo amostras de asteroide foi liberada da espaçonave OSIRIS-Rex da NASA e caiu em segurança no deserto de Utah na manhã de domingo (24), às 8h52 no horário local (11h52 em Brasília). É a maior amostra de solo já coletada da superfície de um asteroide, e a expectativa dos cientistas é que essas 250 gramas de Bennu deem pistas de como o nosso planeta se tornou habitável.

Após uma viagem de ida e volta de sete anos ao pequeno corpo celeste que faz parte dos chamados asteroides próximos à Terra (NEAs), a espaçonave americana percorreu 6,21 bilhões de quilômetros para fazer a coleta de rochas e poeira. Além de ser a primeira da espécie feita pela NASA, abre "uma janela para a época em que o Sol e os planetas se formavam", diz a agência.

Na transmissão ao vivo do histórico evento, divulgada na rede social X, o comentarista oficial anuncia "Aterrissagem da cápsula de retorno de amostra Osiris-Rex!", enquanto os membros da missão aplaudem efusivamente em um centro de controle próximo. Após ter sua velocidade de entrada desacelerada por dois paraquedas, a cápsula do tamanho de um pneu pousou com o nariz para baixo no chão arenoso do deserto.

A longa viagem da OSIRIS-REx

Thank you to @UofArizona and @LockheedMartin for working with us on the historic #OSIRISREx mission! Special thanks, too, to the @usairforce and @usarmy for the safe place to land. pic.twitter.com/5JYcNzYAZP

Lançada no dia 8 de setembro de 2016, a OSIRIS-Rex (acrônimo em inglês para Origens, Interpretação Espectral, Identificação de Recursos, Segurança e Explorador de Regolitos), aterrou em Bennu, em 3 de dezembro de 2018, afundando surpreendentemente no solo, supostamente compacto, como se estivesse em uma piscina de bolinhas infantil.

Após fazer o seu delivery a 108 mil quilômetros de altitude, a espaçonave religou seus motores, alterou seu curso para longe da Terra, dessa vez para um encontro marcado com o asteroide Apophis. Com 370 metros de diâmetro, esse objeto espacial tem uma probabilidade ínfima (uma em 2,7 mil) de colidir com nosso planeta após 2182.

Qual a importância das amostras de asteroide?

Cientistas da NASA começaram a estudar as amostras em uma "sala limpa".Cientistas da NASA começaram a estudar as amostras em uma "sala limpa".Fonte:  NASA/X 

Por incrível que pareça, um dos momentos mais críticos da missão atual ocorreu durante uma hora e meia em que a cápsula foi transportada de helicóptero, do deserto até a "sala limpa" montada em um hangar no campo de treinamento.

Isso porque colocar as amostras sob uma "purga de nitrogênio", como os cientistas a chamam, é fundamental para que um fluxo contínuo do gás no recipiente impeça a entrada de qualquer tipo de contaminante terrestre.

Os cientistas estimam que Bennu, um asteroide com 500 metros de diâmetro, seja rico em carbono e moléculas de água presas em minerais, os principais "ingredientes" da vida na Terra. Portanto, estudar essas amostras é conhecer "a nossa própria história de origem”, diz a NASA.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais novidades sobre a NASA aqui no TecMundo e aproveite para saber também da descoberta de sal em um asteroide.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.