11 exoplanetas mais estranhos já encontrados no Universo

Imagem de: 11 exoplanetas mais estranhos já encontrados no Universo
Imagem: Getty Images

O universo é um lugar vasto e misterioso, com inúmeros corpos celestes, inclusive planetas além do nosso sistema solar. Os planetas distantes, também conhecidos como exoplanetas, despertaram a imaginação de astrônomos e entusiastas do espaço.

Um exoplaneta, ou planeta extrassolar, é um planeta que orbita uma estrela fora do nosso sistema solar. Esses planetas podem ser rochosos como a Terra ou gigantes gasosos como Júpiter, e vêm em uma ampla variedade de tamanhos, composições e características orbitais.

O Paradoxo de Fermi

O Paradoxo de Fermi começa com a constatação de que, dada a vastidão do universo, a existência de inúmeras estrelas e planetas habitáveis, deveríamos esperar já ter entrado em contato com civilizações extraterrestres.

A imensidão do universo é um aspecto crucial do Paradoxo de Fermi. Há 100 mil milhões de galáxias no universo, cada uma com milhares de estrelas e planetas. É estranho que ainda não tenhamos encontrado sinais de vida alienígena avançada.

Os exoplanetas mais estranhos já descobertos

55 Cancri e

55 Cancri e é um exoplaneta que orbita a estrela 55 Cancri, localizada a aproximadamente 40 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Câncer. Foi descoberto em 2004 e é chamado de "super-Terra", por ser maior do que nosso planeta natal.

Esta impressão artística mostra a super-Terra 55 Cancri em frente a sua estrela-mãe.Esta impressão artística mostra a super-Terra 55 Cancri em frente a sua estrela-mãe.Fonte:  ESA/Hubble

Ele foi detectado usando a técnica da velocidade radial, que mede a velocidade de uma estrela quando ela está atraída por um planeta em órbita. 55 Cancri e está situado muito perto da sua estrela-mãe, completando uma órbita em apenas 17,7 horas.

HR 5183b

HR 5183b é um exoplaneta que orbita a estrela HR 5183, localizada na constelação de Hércules, a cerca de 102 anos-luz da Terra. Ele foi descoberto em 2019 e pertence a uma classe de exoplanetas chamados "exoplanetas gigantes", porque são muito próximos das estrelas-mãe.

Comparação de tamanho do exoplaneta HR 5183b com Júpiter e a Terra.Comparação de tamanho do exoplaneta HR 5183b com Júpiter e a Terra.Fonte:  Arndt Stelter

WASP-103b

O WASP-103b foi descoberto em 2014 pelo projeto Wide Angle Search for Planets (WASP), que emprega um método de trânsito para detectar exoplanetas.

O exoplaneta conhecido como WASP-103b está localizado na constelação de Hércules.O exoplaneta conhecido como WASP-103b está localizado na constelação de Hércules.Fonte:  ESA

Este método observa o brilho de uma estrela para identificar o escurecimento periódico causado pela passagem de um planeta à sua frente.  Ele é classificado como um "Júpiter Quente" e as temperaturas diurnas neste exoplaneta podem chegar a 2.500 graus Celsius (4.532 graus Fahrenheit).

WASP-76b

O WASP-76b é um exoplaneta que reside na constelação de Peixes e também é classificado "Júpiter Quente". A sua atmosfera é caótica, com rajadas de vento que podem atingir velocidades que ultrapassam a capacidade de compreensão humana.

WASP-76b é um exoplaneta classificado como Júpiter Quente.WASP-76b é um exoplaneta classificado como Júpiter Quente.Fonte:  Trurle

HD 189773b

O HD 189773b é um exoplaneta notável localizado na constelação de Vulpecula, a aproximadamente 63 anos-luz de distância da Terra. Ele foi descoberto em 2005 usando o método de trânsito, uma técnica inovadora que permite que os astrônomos detectem quedas mínimas no brilho de uma estrela quando um exoplaneta passa na sua frente.

Esta ilustração mostra HD 189733b, um enorme gigante gasoso que orbita muito perto de sua estrela hospedeira HD 189733.Esta ilustração mostra HD 189733b, um enorme gigante gasoso que orbita muito perto de sua estrela hospedeira HD 189733.Fonte:  ESA/Hubble

HD 189773b é um gigante gasoso, de tamanho semelhante a Júpiter, mas com condições extremas. Com temperaturas que ultrapassam 1.000 graus Celsius, a atmosfera é repleta de gases como hidrogênio e hélio.