#AstroMiniBR: o grande eclipse da América do Norte visto do espaço!

2 min de leitura
Imagem de: #AstroMiniBR: o grande eclipse da América do Norte visto do espaço!
Imagem: Nicolas Lefaudeux

O TecMundo e o #AstroMiniBR, todas as semanas, fazem uma seleção especial com as curiosidades astronômicas mais interessantes, produzidas pelos colaboradores do perfil no X para compartilhar com você, um pouco sobre o nosso belo e fantástico universo. Confira!

#1: Um eclipse solar visto do espaço!

O eclipse solar que ocorreu na América do Norte no último dia 08 foi um evento espetacular que cativou amantes da astronomia de todo o mundo, incluindo os que não puderam estar presentes na faixa de totalidade.

Durante o eclipse, a Lua passou entre a Terra e o Sol, bloqueando totalmente a luz solar no México, Estados Unidos e Canadá, proporcionando um show celestial único. Além do deslumbramento pelo dia ter se “transformado em noite” por alguns minutos, este fenômeno permitiu aos cientistas e entusiastas observarem a corona solar, a atmosfera externa do Sol ofuscada pelo seu brilho em condições normais.

O vídeo em time-lapse acima mostra a observação privilegiada do espetáculo observado pelo satélite geoestacionário GOES-16, uma ferramenta crucial para monitoramento ambiental terrestre.

Localizado a mais de 35 mil quilômetros acima da Terra em uma órbita geoestacionária sobre o equador, o GOES-16 permanece em sincronia com a rotação da Terra, permitindo-o manter uma visão constante do mesmo ponto da superfície terrestre, o que é fundamental para sua missão de fornecer observações contínuas e detalhadas da atmosfera e dos fenômenos meteorológicos do nosso planeta.

#2: Um vizinho planetário que gira “deitado”

No mundo da astronomia, Urano, o sétimo planeta do nosso sistema solar, é conhecido por seu eixo de inclinação peculiar. Enquanto os planetas do sistema solar orbitam o Sol com eixos de inclinação relativamente próximos ao plano de sua órbita, Urano se destaca com um eixo de inclinação extremamente inclinado, o que o faz girar de lado.


Diferente do planeta Terra tem um eixo de inclinação próximo a 23,5 graus em relação ao plano de sua órbita – fato responsável pela existência das estações do ano no nosso planeta –, o eixo de Urano está praticamente paralelo ao plano orbital, com uma inclinação de cerca de 98 graus.

Esse ângulo incomum de inclinação resulta em longos períodos de luz solar direta em determinadas áreas do planeta, levando a padrões climáticos e estações extremamente distintos e imprevisíveis, desafiando nossas concepções convencionais sobre os sistemas climáticos planetários.

#3: Um veículo espacial nacional

O veículo suborbital SB-30 é uma peça fundamental resultante da pesquisa espacial brasileira, que se destaca como uma plataforma versátil para experimentos científicos em microgravidade.


Desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), o SB-30 possui características técnicas notáveis: com uma altura de cerca de 8 metros e uma capacidade de carga útil de até 400 kg, este veículo é capaz de atingir altitudes de até 300 quilômetros. Em voo, o SB-30 oferece uma janela de microgravidade de aproximadamente 6 minutos, permitindo a realização de experimentos em áreas como biologia, física, ciências dos materiais e tecnologia.

O desenvolvimento e a operação deste veículo em território nacional impulsionam a expertise brasileira em tecnologias espaciais, alavancando o papel do nosso país como um ator relevante no cenário espacial internacional. Através do SB-30, cientistas brasileiros têm a oportunidade de realizar experimentos que contribuem não apenas para o avanço do conhecimento científico, mas também para o desenvolvimento de aplicações práticas que eventualmente beneficiarão a sociedade na totalidade.

Curtiu o conteúdo? Então, fique sempre atualizado com as curiosidades astronômicas aqui no TecMundo e aproveite para compartilhar a matéria com seus amigos. Até breve!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.