4 lugares na Terra que podem ser vistos do espaço

2 min de leitura
Imagem de: 4 lugares na Terra que podem ser vistos do espaço
Imagem: NASA

Com o súbito interesse pelo turismo espacial no mundo, embora disponível por enquanto para um grupo seleto de milionários, muitas dúvidas sobre a vida acima da estratosfera têm sido levantadas. Entre as mais frequentes estão a questão sobre a suspensão da gravidade e quais estruturas da Terra podem ser vistas com clareza do espaço sideral.

A discussão acabou trazendo à tona uma publicação feita pelo astronauta canadense Chris Hadfield há mais de dez anos no Twitter. De acordo com o experiente viajante espacial, participante de três missões oficiais e ex-comandante da Estação Espacial Internacional (ISS), "a Grande Muralha da China não é visível da órbita a olho nu".

A declaração, que contraria uma das crenças populares da humanidade, é explicada pelo fato de que nem todos os relevos, texturas e matizes de nosso planeta podem aparecer claramente em locais como a ISS. Segundo Hadfield, a impressionante construção chinesa não aparece por ser muito estreita e seguir os contornos e cores naturais da atmosfera do planeta.

Afinal, quais paisagens terrestres podem ser vistas do espaço?

Embora nem todas as estruturas existentes na Terra possam ser claramente identificadas do espaço, existem algumas que podem ser vistas na ISS, por exemplo, com grande clareza. Geralmente, são aquelas maiores, que têm um formato distinto e localizadas em locais abertos, sem obstruções à visão. Citamos abaixo quatro exemplos dessas admiráveis paisagens vistas do espaço; confira!

1. As Grandes Pirâmides de Gizé, no Egito

Conforme o site da NASA, a região das Grandes Pirâmides de Gizé, no Egito, é o alvo favorito de todos os astronautas que chegam ao espaço. E, embora o monumento já tenha sido exaustivamente fotografado e filmado, a cada deslocamento da ISS, novos ângulos e sombras sempre proporcionam uma visão única.

2. A Cordilheira do Himalaia

Esse registro dos Himalaias, a cordilheira mais alta da Terra, foi feito no dia 10 de junho de 2021. Podem ser vistos o Planalto Tibetano e a planície Indo-Gangética. São cerca de 1 mil quilômetros dos picos nevados, com numerosos lagos e geleiras montanhosas, além dos principais rios: o Ganges, o Ghaghara e o Gandak. Em destaque, o Chomolungma, que conhecemos como Monte Everest, o pico mais alto da Terra, com 8.848,86 metros.

3. O Grand Canyon do Colorado

Disponibilizadas pelo High Definition Earth-Viewing System (HDEV), que funcionou na ISS de abril de 2014 até agosto de 2022, essas imagens mostram um sobrevoo da estação espacial, no sentido noroeste para sudeste, sobre o Grand Canyon do Colorado, o icônico desfiladeiro localizado no estado do Arizona, nos EUA.

4. O rio Amazonas

Divulgadas dos estúdios de TV virtual da ESA, Agência Espacial Europeia, essas imagens do rio Amazonas foram gravadas em 2017, e mostram o seu famoso delta, localizado no estado do Pará, onde o rio mais caudaloso do mundo deságua no oceano Atlântico.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais curiosidades sobre o espaço aqui no TecMundo e aproveite para saber também, por que viver no espaço pode prejudicar o sistema imunológico dos astronautas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.