'Relâmpagos' de Vênus podem não ser raios, revela estudo

Imagem de: 'Relâmpagos' de Vênus podem não ser raios, revela estudo
Imagem: Getty Images

A Parker Solar Probe da NASA pode ter revelado o segredo das tempestades "relâmpagos" de Vênus durante a sua viagem cósmica. Essa descoberta se deu em 2021, quando Parker manobrava em torno de Vênus, usando a sua força gravitacional para se aproximar do Sol.

Um artigo recente que analisou os dados de 2021 da Parker revela uma reviravolta: as erupções luminosas em Vênus, que eram comparadas a relâmpagos, podem ser algo completamente diferente. Essas explosões podem estar ligadas às perturbações magnéticas que estão afetando o planeta. Não se trata de rejeitar completamente os relâmpagos venusianos, mas apenas ajustar sua suposta abundância.

Apesar de os dados indicarem que Vênus está repleto de relâmpagos, alguns aspectos permanecem incoerentes. O relatório de 2021 não conseguiu identificar os sinais de rádio que seriam associados a esses fenômenos elétricos. No entanto, um estudo do final do mesmo ano sugeriu que alguns flashes de luz atribuídos a raios venusianos poderiam ser apenas meteoros que se desintegram na atmosfera.

A Parker Solar Probe é uma sonda espacial da NASA lançada em 2018.A Parker Solar Probe é uma sonda espacial da NASA lançada em 2018.Fonte:  Getty Images

Os cientistas precisaram compreender o mistério das "ondas de assobio" para seguir. Elas são explosões de energia que se transformam em ondas eletromagnéticas, que podem ser interpretadas por diversos tipos de ambientes. Em seu território, eles atravessam uma parte da atmosfera e permanecem com apenas meio batimento cardíaco. Aqui na Terra, os relâmpagos são a principal causa dessas ondas.

Em 1978, a espaçonave Pioneer Venus descobriu ondas em Vênus. Isso levou a uma conclusão lógica: Vênus estava cheio de relâmpagos. Tal suposição resultou em hipóteses de que Vênus teve relâmpagos com uma magnitude aproximadamente sete vezes maior que a Terra. Após o Pioneer, a espaçonave Galileo, em 1990, forneceu mais provas para os relâmpagos.

Vênus é o planeta mais brilhante do sistema solar.Vênus é o planeta mais brilhante do sistema solar.Fonte:  Getty Images

Contudo, as expedições da Cassini em 1998 e 1999 não conseguiram detectar o ruído de rádio que costuma acompanhar esses fenômenos. Em seguida, veio o Venus Express, o primeiro observador europeu de Vênus, que, entre 2006 e 2014, forneceu evidências instigantes de relâmpagos no que é frequentemente chamado de "doppelganger mais escuro".

Parker, ao se encontrar com Vênus, coletou dados que sugerem que as ondas de assobio venusiano não surgiram de raios. Estas ondas pareciam desviar-se para baixo, uma trajetória que contrastava com o caminho que as ondas equivalentes da Terra tomam.

Posteriormente, a equipe afirmou que essas ondas foram geradas por perturbações nos campos magnéticos do planeta. Eles acreditam que as linhas magnéticas que envolvem Vênus podem se romper e se reconverter, criando pulsos de energia que se manifestam como ondas sibilantes.

Mantenha-se atualizado sobre as últimas descobertas da astronomia aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para ver as imagens que revelam atividade vulcânica em Vênus.