Vênus é o planeta mais próximo da Terra? Estudo explica que talvez não

Imagem de: Vênus é o planeta mais próximo da Terra? Estudo explica que talvez não
Imagem: Getty Images

Na escola, aprendemos a ordem dos planetas do Sistema Solar, onde nos ensinam que Vênus é planeta mais próximo da Terra... Porém, isso está completamente correto. De acordo com um estudo publicado na revista científica Physics Today, o planeta mais próximo da Terra não é Vênus, na realidade, Mercúrio pode ser a resposta para essa antiga questão.

O estudo foi conduzido por engenheiros afiliados a NASA, ao Observatório Nacional de Los Alamos e ao Centro de Desenvolvimento de Pesquisa de Engenheiros do Exército dos EUA. Em 2019, a partir de uma simulação de computador, eles calcularam a média de proximidade de Marte, Vênus e Mercúrio em relação à Terra.

De acordo com as análises, apesar de Mercúrio ser o planeta mais interno do Sistema Solar, ele está mais próximo da Terra que Vênus; em poucas palavras, Vênus é o mais próximo da Terra, mas em média, Mercúrio passa mais tempo próximo do nosso planeta. Os engenheiros explicam que a falta de entendimento sobre o tema pode ter acontecido por conta de uma confusão dos divulgadores da ciência, seja por um grupo de pensamento, por ambiguidade em relação ao tema, ou por outras motivações.

O estudo aponta que, em média, Mercúrio é o planeta mais próximo da Terra.O estudo aponta que, em média, Mercúrio é o planeta mais próximo da Terra.Fonte:  NASA/Physics Today

“Acontece que, devido a algum fenômeno de descuido, ambiguidade ou pensamento de grupo, os divulgadores da ciência divulgaram informações baseadas numa suposição errada sobre a distância média entre os planetas. Usando um método matemático que desenvolvemos, determinamos que, quando calculada a média ao longo do tempo, o vizinho mais próximo da Terra é na verdade Mercúrio”, descreve a equipe responsável pelo estudo.

Vênus não… Mercúrio!

Ao calcular a posição dos oito planetas do Sistema Solar em um período de dez mil anos, os cientistas conseguiram identificar a distância entre cada par de planetas. Dessa forma, os engenheiros descobriram que Mercúrio, em média, é o planeta mais próximo da Terra, inclusive, também é o planeta mais próximo de Netuno.

A realidade é que os cálculos sugerem que Mercúrio é, em média, o planeta mais próximo de todos os outros planetas do Sistema Solar. O estudo foi baseado na técnica de método ponto-círculo (PCM), uma equação matemática que estuda as órbitas dos planetas.

“A partir da técnica PCM, notamos que a distância entre dois corpos em órbita é mínima quando a órbita interna é mínima. Essa observação resulta no que chamamos de corolário turbilhão (em homenagem a um episódio do desenho animado Rick e Morty): para dois corpos com órbitas aproximadamente coplanares, concêntricas e circulares, a distância média entre os dois corpos diminui à medida que o raio da órbita interna diminui. Fica claro a partir deste corolário e da tabela que Mercúrio (raio orbital médio de 0,39 UA [unidades astronômicas]), e não Vênus (raio médio de 0,72 UA), é o planeta mais próximo da Terra, em média”, os cientistas concluem.

Gostou do conteúdo? Então, mantenha-se sempre atualizado sobre as últimas descobertas da astronomia aqui no TecMundo e aproveite para saber também. qual é a velocidade dos planetas do Sistema Solar.