Galáxia Maisie é confirmada como uma das mais antigas já detectadas

Imagem de: Galáxia Maisie é confirmada como uma das mais antigas já detectadas
Imagem: Getty Images

De acordo com um novo estudo publicado na revista científica Nature, uma equipe de cientistas descreve que confirmou a observação da galáxia mais distante detectada pelo James Webb. Conhecida como Maisie, a galáxia nasceu aproximadamente 390 milhões de anos após o Big Bang; ou seja, considerando que o universo tem cerca de 13,7 bilhões de anos, ela está muito distante da Terra.

A galáxia foi detectada pelo Telescópio Espacial James Webb no último ano, contudo, apenas agora foi confirmada como a galáxia mais distante já observada pela humanidade. Originalmente, Maisie foi descoberta pela equipe do Cosmic Evolution Early Release Science Survey (CEERS), em junho de 2022.

A distância da galáxia foi confirmada por meio do fenômeno de redshift, ou desvio para o vermelho. O redshift é detectado por instrumentos infravermelhos quando o comprimento da onda de luz de um objeto cósmico distante, como uma estrela ou uma galáxia, é esticado até ficar mais próximo do espectro vermelho da luz.

Os cientistas apontam que a galáxia Maisie (imagem) é muito mais brilhante do que preveem os atuais modelos da astronomia.Os cientistas apontam que a galáxia Maisie (imagem) é muito mais brilhante do que preveem os atuais modelos da astronomia.Fonte:  NASA/STScI/CEERS/TACC/The University of Texas at Austin/S. Finkelstein/M. Bagley.

“O interessante sobre a galáxia de Maisie é que ela foi uma das primeiras galáxias distantes identificadas pelo JWST e, desse conjunto, é a primeira a ser realmente confirmada espectroscopicamente”, disse o professor de astronomia na Universidade de Austin, principal investigador do CEERS e autor do estudo, Steven Finkelstein — o cientista nomeou a galáxia com o nome de sua filha, pois foi descoberta no aniversário dela.

Galáxia Maisie é a mais distante?

A primeira análise estimou que Maisie nasceu 366 milhões de anos depois do Big Bang, mas após analisarem dados do telescópio James Webb, os cientistas determinaram que ela surgiu após 390 milhões de anos.

Apesar de ser considerada a galáxia mais distante confirmada, os cientistas já estão avaliando outras dez galáxias que podem ter nascido alguns milhões de anos antes do surgimento de Maisie. Ou seja, não deve demorar muito para outro objeto cósmico semelhante desbancar o título de galáxia mais distante detectada pela humanidade.

O mesmo estudo analisou a galáxia CEERS-93316, cujo nascimento havia sido estimado em cerca de 250 milhões de anos depois do Big Bang, contudo, eles descobriram que sua distância é de um bilhão de anos. As observações foram confirmadas por meio dos dados coletados pelo instrumento espectroscópico NIRSpec do JWST.

“Este foi um caso meio estranho. Das muitas dezenas de candidatos de alto desvio para o vermelho que foram observados espectroscopicamente, este é o único caso em que o verdadeiro desvio para o vermelho é muito menor do que nossa estimativa inicial. Teria sido realmente desafiador explicar como o universo poderia criar uma galáxia tão grande tão cedo. Então, acho que esse provavelmente sempre foi o resultado mais provável, porque era tão extremo, tão brilhante, com um aparente alto desvio para o vermelho”, acrescentou Finkelstein.

Gostou do conteúdo? Então, fique atualizado sobre as últimas notícias sobre astronomia aqui no TecMundo.