NASA quebra recorde de transferência de dado no espaço com tecnologia laser

1 min de leitura
Imagem de: NASA quebra recorde de transferência de dado no espaço com tecnologia laser
Imagem: NASA

Em uma demonstração notável de inovação tecnológica, a NASA realizou a transferência de dados mais rápida no espaço utilizando um sistema de laser avançado. O feito marca um marco significativo no campo da comunicação espacial.

Aproveitando o poder dos lasers, a NASA pretende superar as limitações dos sistemas tradicionais de comunicação por radiofrequência (RF) e abrir caminho para futuras explorações do espaço profundo.

Os sistemas de comunicação de RF são a espinha dorsal da comunicação espacial, permitindo a transmissão de dados cruciais entre a espaçonave e a Terra. No entanto, eles têm suas limitações. Os sinais de rádio tendem a se dispersar por grandes distâncias, causando degradação do sinal e aumento da latência. Além disso, os sistemas de RF são propensos a interferências de outras fontes, o que pode prejudicar ainda mais a confiabilidade da comunicação.

A comunicação a laser desempenhará um papel crucial na missão Artemis II, que visa pousar humanos na superfície lunar e estabelecer uma presença sustentável. A comunicação a laser oferece uma solução viável para superar os desafios da comunicação de RF e permitir uma comunicação mais rápida e confiável entre a Lua e a Terra - o que significa que, durante a missão, os astronautas poderão enviar imagens em HD quase em tempo real para a Terra.

A comunicação a laser é um método de transmissão de informações por meio do uso de feixes de laser em vez das ondas de rádio tradicionais. Ele se baseia nos princípios de amplificação de luz, coerência e foco preciso para obter transmissão de dados em alta velocidade.

Experimentos e missões anteriores demonstraram a viabilidade da comunicação a laser. Por exemplo, a Lunar Laser Communication Demonstration (LLCD) realizada pela missão Lunar Atmosphere and Dust Environment Explorer (LADEE) da NASA alcançou com sucesso taxas de dados de até 622 megabits por segundo (Mbps) da Lua para a Terra. Essas conquistas destacam o potencial da comunicação a laser para futuras missões espaciais.

A comunicação a laser está definida para revolucionar a comunicação interplanetária e desempenhar um papel vital na missão Artemis II. Sua capacidade de fornecer transmissão de dados em alta velocidade, segurança aprimorada e comunicação em tempo real com os astronautas o torna um divisor de águas para a exploração espacial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.