Enxames de insetos podem eletrificar o ar como uma tempestade, diz estudo

Imagem de: Enxames de insetos podem eletrificar o ar como uma tempestade, diz estudo
Imagem: Shutterstock

Em pesquisa pioneira, cientistas da Universidade de Bristol, Reino Unido, estudaram o campo elétrico formado por insetos que se agrupam em enxames, e o efeito desse fenômeno na atmosfera. Os resultados foram publicados na revista científica iScience.

Nossa atmosfera é repleta de pequenas partículas que estão em constante contato. Quando há uma perturbação no equilíbrio dessa "convivência", a movimentação dessas partículas, chocando-se umas contra as outras, pode gerar cargas elétricas.

Em casos de tempestade, a movimentação de cristais de gelo contra essas partículas, somadas a ventos e outros fenômenos, geram a eletrificação do ar, que quando atinge um determinado limite, corre os céus em formas de raios.

Mas só tempestades podem eletrificar o ar e causar efeitos na atmosfera? De acordo com pesquisadores da Universidade Bristol, insetos que formam enxames, também podem.

O bater de asas dos insetos pode causar a eletrificação do arO bater de asas dos insetos pode causar a eletrificação do arFonte:  Representação gráfica iScience/Universidade de Bristol

Os pesquisadores observaram um enxame de abelhas, e utilizando monitor de campo elétrico, mediram a variação de eletricidade na atmosfera causada pela ação dos insetos. Após três minutos, eles mediram uma diferença de até 100 volts por metro.

Essa carga elétrica tem vários fatores associados, que podem gerar mais ou menos eletricidade, como por exemplo: concentração do enxame, tamanho dos insetos e o número de insetos por enxame.

Além de abelhas, os cientistas realizaram cálculos para enxames de gafanhotos, e chegaram à conclusão de que um grupo grande desses insetos seria capaz de gerar uma mudança elétrica na atmosfera similar à de uma tempestade.

Já imaginou uma pequena tempestade gerada por gafanhotos?Já imaginou uma pequena tempestade gerada por gafanhotos?Fonte:  Shutterstock

Isso não quer dizer que os insetos podem gerar tempestades, mas abre um novo campo de estudo para se compreender como agentes biológicos podem atuar, interferindo nos processos físicos da atmosfera.

Para além de um fato curioso, a descoberta forma uma ponte entre áreas de estudo, promovendo mais riqueza para a compreensão dos fenômenos naturais.