Outubro Rosa: canais de atendimento que auxiliam na luta contra o câncer

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Outubro é um mês dedicado às campanhas de conscientização do câncer de mama e do colo do útero. Durante seus 30 dias, são promovidas atividades mundo afora sobre a prevenção e o tratamento dessa doença, que aflige principalmente as mulheres.

O sucesso do projeto vem, entretanto, com um revés: um fluxo grande de pessoas que busca serviços e cuidados de saúde em clínicas e consultórios que não têm infraestrutura para recebê-lo. Nessa hora, a inteligência artificial (IA) "dá uma mãozinha".

Pensando nisso, saiba como os canais de atendimento automatizados podem ser grandes aliados na luta contra esse mal. Confira!

O mês de outubro é dedicado aos esforços de conscientização sobre o câncer de mama (Fonte: Pexels/Klaus Nielsen)Outubro é dedicado aos esforços de conscientização do câncer de mama. (Fonte: Pexels/Klaus Nielsen)Fonte:  Pexels 

O câncer de mama é uma doença muito abrangente. No Brasil, em 2021, foram mais de 66 mil casos registrados entre mulheres e homens, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Apesar dos esforços para aumentar o diagnóstico precoce, que pode ajudar em até 90% as chances de cura dos pacientes, houve uma queda na busca por exames de mamografia, um dos muitos legados negativos deixados pela pandemia.

Esse tipo de tumor é o mais mortal no Brasil. Não à toa, existe tanta mobilização para sua prevenção e seu tratamento. Neste ano, a expectativa é a de que a procura por serviços médicos volte a subir.

Canais de atendimento no combate ao câncer de mama

Com o programa de divulgação massiva do câncer de mama, seus diagnósticos e seu métodos de prevenção, em outubro é comum que as clínicas que oferecem esses serviços sejam procuradas por um volume maior de clientes.

Todas essas pessoas que buscam atendimento esperam encontrar empatia. Muitas delas, inclusive, são provenientes de contextos social e econômico vulneráveis e, por isso, necessitam de atenção especial para não abandonar o tratamento.

A sensibilidade dos temas, portanto, precisa de um nível de atenção que às vezes não pode ser dispensada pelos profissionais da Saúde devido à quantidade de casos. Para isso, a tecnologia vem ao socorro de clínicas e hospitais.

Serviços de telemedicina estão cada vez mais populares, e com eles vem a necessidade de modernizar o atendimento (Fonte: Unplash/National Cancer Institute)Serviços de telemedicina estão cada vez mais populares e, com eles, vem a necessidade de modernizar o atendimento. (Fonte: Unplash/National Cancer Institute)Fonte:  Unplash 

Usando IA, os serviços de saúde são capazes de fazer a triagem adequada de pacientes e preencher, de forma eficaz, as agendas dos consultórios clínicos, bem como fazer o agendamento de exames e confirmar os horários.

Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP, empresa que oferece serviços como os citados, diz em nota: “Atender a essa alta demanda exige além da força dos colaboradores. As ligações automáticas, por exemplo, são imprescindíveis para direcionar uma chamada a um canal especializado”.

Além disso, estão cada vez mais populares os serviços de chat em servidores de mensagens instantâneas, como o WhatsApp e o Telegram. Fenômeno entre as gerações mais novas, esses aplicativos também já são usados por uma grande parcela dos mais velhos.

Assistentes de chat para WhatsApp e Telegram estão entre os serviços mais requisitados (Fonte: Unplash/National Cancer Institute)Assistentes de chat para WhatsApp e Telegram estão entre os serviços mais requisitados. (Fonte: Unplash/National Cancer Institute)Fonte:  Unplash 

Outro aspecto do atendimento desse público em que os serviços devem prestar atenção é a demora. Em tempos de imediatismo, algumas pessoas acabam deixando em segundo plano tarefas da vida que acabam tardando demais.

Como saúde é algo sério, clínicas e consultórios não podem nem devem deixar o paciente desamparado por lentidão do processo. Mais uma vez, a tecnologia é uma solução, com ferramentas capazes de completar atendimentos instantaneamente, por exemplo.

Afinal, o que é o Outubro Rosa?

O movimento de conscientização do câncer de mama se remete a 1990. Em Nova York, ocorreu a Corrida Pela Cura — evento com o objetivo de arrecadar dinheiro para pesquisas realizadas na busca por cura e por tratamentos para a doença.

Nos primeiros anos, a ação cresceu de forma independente, sem a participação de instituições públicas ou privadas; mas, com o passar dos anos, atraiu a atenção da sociedade americana.

Pacientes de câncer buscam atendimento humanizado e atenção especial (Fonte: Pexels/Thirdman)Pacientes de câncer buscam atendimento humanizado e atenção especial. (Fonte: Pexels/Thirdman)Fonte:  Pexels 

Com o tempo, outubro foi o mês escolhido lá como data especial para promover ações de auxílio às pessoas que sofrem da doença. Em 2002, elas chegaram ao Brasil, com a iluminação rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932, no parque Ibirapuera (São Paulo).

Porém, só em 2008 as campanhas ficaram populares, atraindo a participação de diferentes entidades. Então, mais ações foram feitas, tanto no país quanto no exterior, estimulando a prevenção.

Hoje, o Outubro Rosa é um projeto anual de âmbito global que acontece nesse mês para alertar a sociedade a respeito da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, bem como para disseminar práticas preventivas que salvam vidas.

Porém, não é somente nesse período que há a necessidade de buscar auxílio, viu? Mantenha sua saúde em dia com uma dieta balanceada e atividades físicas regulares, além de realizar consultas de rotina para ficar por dentro de como está o funcionamento do seu corpo!

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