Dor de cabeça: 14 alimentos que podem ajudar na prevenção

3 min de leitura
Imagem de: Dor de cabeça: 14 alimentos que podem ajudar na prevenção

*Este texto foi escrito com base em informações de agências e autoridades sanitárias, hospitais e especialistas em saúde. Se você ou alguém que você conhece possui algum dos sintomas descritos aqui, nossa sugestão é que um médico seja procurado o quanto antes!

Você sente dor de cabeça com frequência? Esse desconforto pode atrapalhar bastante a rotina. A boa notícia é que alguns alimentos podem ajudar a aliviar as dores. Vamos conhecer cada um deles?

Vale lembrar que se você sofre com cefaléia é interessante procurar ajuda médica.

1. Água

A desidratação é uma das principais causas para a dor de cabeça. Isso porque o cérebro se contrai em caso da perda dos líquidos. Se essa for a causa do incômodo, é comum que um pouco de água alivie a situação.

2. Frutas e vegetais

alimentos para dor de cabeçaFrutas e Legumes

As frutas, verduras e legumes ricos em nutrientes, como magnésio, potássio e vitaminas do complexo B, costumam aliviar a dor. Algumas opções são os vegetais verde-escuros, abacate, banana, kiwi e morango.

3. Oleaginosas

O magnésio presente nas oleaginosas pode ajudar a relaxar os vasos sanguíneos, diminuindo o desconforto causado pela dor de cabeça. Além da presença da serotonina, hormônio que proporciona prazer e felicidade.

4. Chás naturais

Sabe quando a avó diz que tudo se cura com um cházinho? Ela não está completamente errada.

Algumas infusões de ervas têm propriedades calmantes, como camomila, hortelã, erva-doce e cidreira. Considerando que o estresse e a ansiedade podem ser gatilhos para a dor, os chás são boas opções

5. Peixes

Quem sofre com dor de cabeça frequente pode sentir um certo alívio nos alimentos ricos em ômega 3, como o salmão, a sardinha e o atum. Vale a pena investir nesses alimentos!

6. Sementes

alimentos para dor de cabeçaSementes

Você sabia que a deficiência de magnésio pode causar cefaléia? Por isso, invista em alimentos como a linhaça, de abóbora e chia, que são fontes desse nutriente. Além disso, ingerir sementes ajudam no controle do peso – quando combinado com uma dieta balanceada.

7. Grãos integrais

Os alimentos integrais, que tem aveia, arroz, macarrão e pães como exemplos, ajudam no funcionamento do intestino. Assim, eles diminuem a inflamação corporal e ainda são ricos em magnésio.

8. Gengibre

O alimento, que é conhecido por suas propriedades medicinais, têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Sendo assim, seu consumo está associado ao alívio da dor em geral.

9. Leguminosas

Feijão, lentilha e grão-de-bico são fontes de vitaminas do complexo B, nutriente importante na proteção do sistema nervoso central. Coloque algumas dessas leguminosas em suas refeições!

10. Pimenta

Algumas dores de cabeça podem ser causadas por pressão nos seios nasais e quando esse é o caso, o consumo moderado da pimenta pode ajudar.

Isso porque o alimento contém uma substância chamada capsaicina, que diminui a congestão nasal e conta com propriedades analgésicas.

11. Ovos

alimentos para dor de cabeçaOvos

Além de fonte de proteína, os ovos também contam com vitaminas do complexo B, aliado importante no alívio da dor de cabeça. Já sabemos o quão importante é esse composto, certo?

12. Acerola

Rica em Vitamina C, poderoso antioxidante, a fruta melhora a circulação no cérebro e a pressão arterial, podendo aliviar as dores de cabeça. Afinal, existem pessoas que possuem cefaléia devido à hipertensão.

Nossa indicação é que você procure um especialista. Ele irá identificar qual é o seu  tipo de dor de cabeça para, assim, passar o melhor tratamento em seu caso.

13. Quinoa

Rica em vitaminas do complexo B e vitaminas A e C, triptofano e magnésio, a quinoa tem todos os elementos importantes para ajudar no alívio do incômodo. Ela pode ser consumida de várias formas, até mesmo como um "falso arroz". Que tal?

14. Batata

Quem já ouviu falar que colocar a batata em rodelas na testa ajuda na dor de cabeça? Não sabemos dizer se essa afirmação é verdade, mas consumir o alimento pode auxiliar no tratamento.

Isso porque ele é rico em potássio e magnésio, nutrientes importantes para evitar contrações musculares que podem causar enxaqueca.

E então, esses alimentos fazem parte da sua alimentação? Novamente, o melhor a se fazer em casos de desconfortos de saúde é buscar auxílio médico. Portanto, além de uma alimentação saudável, procure ajuda!

Para mais matérias como essa, continue de olho aqui no TecMundo! Temos atualizações diárias sobre saúde, tecnologia e entretenimento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.