Gosta de astronomia? Conheça o Observatório do Pico dos Dias, em MG

2 min de leitura
Imagem de: Gosta de astronomia? Conheça o Observatório do Pico dos Dias, em MG
Imagem: OPD

*Este texto foi escrito por uma colunista do TecMundo; saiba mais no final. 

O que é necessário para hospedar um telescópio?

Observações astronômicas profissionais pedem muito cuidado para evitar contaminação. E diferentes fontes de luz podem contaminar os dados. Por isso, telescópios ficam localizados em locais remotos e altos. Estando longe da cidade, evita-se o excesso de luzes artificiais. E, ficando em locais altos, você tem menos atmosfera no caminho da observação. Observar através da atmosfera é como observar através da água, de dentro de uma piscina. Quanto mais água no caminho, pior é para observar coisas que estão do lado de fora da água. O mesmo acontece com a atmosfera, por isso os grandes olhos que apontamos para o Universo ficam em locais bem altos.

Com tantas delimitações, não é em qualquer lugar que se pode construir um telescópio profissional. Muitos sabem que o Chile é o destino preferido para isso. Mas não se enganem, os grandes telescópios que ficam no Chile não são apenas chilenos. Eles são frutos de grandes investimentos internacionais, envolvendo diferentes países. Alguns incluem o próprio Brasil, como é o caso do telescópio SOAR (Southern Astrophysical Research), que fica localizado em Cerro Pachon, Chile, e possui um espelho de 4.1 metros.

soarTelescópio SOAR, localizado em Cerro Pachón, no Chile (crédito: B. C. Quint/SOAR/CTIO/NOIRLab/NSF/AURA)

Mas aqui no Brasil nós também hospedamos um observatório: o Observatório Pico dos Dias (OPD)! O OPD fica localizado próximo de Brazópolis, em Minas Gerais e é operado pelo Laboratório Nacional de Astronomia (LNA). Todos os astrônomos em diferentes níveis podem pedir para observar no observatório, estudantes, pós-doutores, professores. A distribuição do tempo se dá da mesma forma que em outros telescópios: propostas de observação são submetidas e rankeadas, e as melhores ganham as noites para observar. No OPD temos pelo menos 3 telescópios: O Perkin-Elmer, Boller & Chivens e o Zeiss, com 1.6 m e 0.6m e 0.6m, respectivamente. O telescópio Perkin-Elmer é o telescópio principal com um espelho de 1.6 metros, e está em funcionamento desde 1981.

observatórioVista do Observatório do Pico dos Dias, em Minas Gerais (crédito: reprodução)

Além do fator astronômico, o observatório é extremamente dedicado a preservar a natureza ao seu redor. Roteado pela mata atlântica, o observatório cuida de preservar e manter a mata ao redor, com restrições de descarte de lixo e proibição de coleta das plantas.

As visitas ao observatório estão suspensas devido à pandemia. Para saber mais informações sobre o local e o retorno das visitas, acesse o site oficial aqui!

Camila de Sá Freitas, colunista do TecMundo, é bacharel e mestre em astronomia. Atualmente é doutoranda no Observatório Europeu do Sul (Alemanha). Autointulada Legista de Galáxias, investiga cenários evolutivos para galáxias e possíveis alterações na fabricação de estrelas. Está presente nas redes sociais como @astronomacamila.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.