Informações que você pode descobrir em um teste de DNA

Imagem de: Informações que você pode descobrir em um teste de DNA
Imagem: Pixabay
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Descoberta em 1869, a molécula de DNA é uma substância do nosso código genético que está diretamente associada à características físicas e fisiológicas dos humanos e outros seres vivos.

Em suma, o DNA é a estrutura responsável por transmitir todas as nossas características genéticas. Isso inclui a cor dos olhos, dos cabelos e da pele, a fisionomia e muitos outros detalhes únicos de cada um. Portanto, podemos dizer que a principal função do DNA é transportar informações, fazendo isso principalmente através do processo de reprodução dos seres vivos.

A história por trás do DNA

Um teste de ancestralidade pode revelar diversas informações.Um teste de ancestralidade pode revelar diversas informações.Fonte:  Unsplash

Por ser essa fonte de informações tão valiosa sobre cada ser vivo, essa molécula do nosso código genético pode revelar aspectos importantes, como a ancestralidade, origens, linhagens e até conectar parentes que nunca se conheceram antes.

Isso é possível através do que é chamado de teste de ancestralidade, processo que vai mostrar a origem do DNA. Embora a combinação do código genético de cada indivíduo seja única, as pessoas de uma mesma população compartilham o que é chamado de “marcadores”.

O teste de ancestralidade compara o DNA de uma pessoa com o de vários grupos genéticos ao redor do mundo, identificado de qual população aquele indivíduo provavelmente descendeu. Para refinar o processo, os cientistas analisam o código genético de pessoas cujos pais e avós nasceram todos em um mesmo território e passaram por um longo período dentro dele. Dessa forma, aumenta-se bastante a chance de acerto.

O que mais o meu DNA pode me dizer?

O DNA ainda pode oferecer muitas informações úteis.O DNA ainda pode oferecer muitas informações úteis.Fonte:  Pixabay

Além de revelar a sua ancestralidade, um teste de análise de DNA pode oferecer muitas outras informações relevantes.  Os aspectos de saúde certamente são os mais beneficiados, já que é possível fazer descobertas que exames tradicionais não conseguem revelar.

Confira alguns exemplos:

Interação com medicamentos

Cada indivíduo pode reagir de uma forma diferente a um determinado remédio. Essa característica também está no DNA, e o teste pode ajudar a descobrir quais são os possíveis efeitos colaterais de um medicamento no organismo.

Uma vantagem desse conhecimento é pode utilizar os remédios que são metabolizados da melhor forma e com menos risco de efeitos colaterais.

Predisposição genética

Você já deve ter ouvido falar que algumas pessoas possuem maior ou menor tendência para isso ou aquilo. Essa é outra característica revelada pelo DNA. Esse processo pode, por exemplo, mostrar se alguém tem maior predisposição para a calvície ou outras condições (desejáveis ou não).

Risco para determinadas doenças

Assim como a questão da predisposição, um teste de DNA completo também pode indicar o risco para algumas doenças. Determinados genes podem revelar se existe maior riscos para o desenvolvimento de certos cânceres (como o de mama, ovário, próstata, estômago e muitos outros).

Outras condições, como altos níveis de colesterol, triglicerídeos, algumas deficiências nutricionais e até doenças como diabetes podem ter o seu risco apresentado por um teste como o de DNA.

Por que é importante conhecer o meu DNA?

O autoconhecimento certamente é um dos principais benefícios de se fazer um teste de DNA. Conhecer a nossa origem faz com que uma importante peça seja adicionada ao complexo quebra-cabeça que é a nossa identidade.

Um teste de ancestralidade é uma oportunidade para conhecer as populações que compartilham o mesmo material genético, e uma chance para conhecer mais de sua cultura e tradições.

Embora o teste de DNA não ofereça um diagnóstico para as doenças, o exame pode ajudar as pessoas a se cuidarem. Ao descobrirem sua predisposição genética e o risco para determinadas condições, é possível buscar formas de prevenção e retardar, diminuir ou até eliminar o surgimento de alguns males. Dessa forma, é possível oferecer proteção para a sua saúde e de sua família.

Onde fazer um teste de ancestralidade?

Conheça o teste de ancestralidade da GeneraConheça o teste de ancestralidade da GeneraFonte:  Genera

Se você ficou interessado no teste de ancestralidade e nas outras informações que o seu DNA pode revelar, saiba que já há empresas que fazem esses exames aqui no Brasil. A Genera é o primeiro laboratório de genética do Brasil a oferecer uma plataforma de teste de ancestralidade e saúde personalizada.

Portanto, o teste de ancestralidade Genera completo pode dar as informações que você precisa sobre as suas origens e para você cuidar melhor da sua saúde.

Aproveite o cupom PAIS40 e ganhe 40% de desconto no kit Completo.