Do que é feita a lava de vulcão?

3 min de leitura
Imagem de: Do que é feita a lava de vulcão?
Imagem: Shutterstock

Primeiro começam os tremores de terra e depois a explosão. De repente o céu se enche de cinzas e lava começa a jorrar do recém formado vulcão. Ela escorre implacável: engole tudo que está no seu caminho, queimando casas e estradas com suas temperaturas altíssimas.

Constituindo uma das piores tragédias ambientais que podem ocorrer, o mais desolador é saber que não temos controle sobre ela. Mas a afinal, do que é feita a lava de vulcão?

Vulcões são responsáveis por catástrofes naturais (Fonte: Shutterstock)Vulcões são responsáveis por catástrofes naturais (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Primeiro temos que saber que o interior do planeta Terra é constituído de duas camadas, o núcleo e o manto. Essa última se estende de 30 a 2.900 quilômetros de profundidade e é recheada de rocha em estado líquido, chamada de magma.

Quando expelido por um vulcão, o magma perde alguns gases e compostos alcalinos e recebe o nome de lava. Para os geólogos, determinar os elementos presentes na rocha fundida é fundamental para compreender os aspectos físicos da substância.

O maior constituinte da lava é a sílica, mesma substância que forma as areias das praias ou o vidro, formada pelos elementos silício e oxigênio. Os silicatos podem ser de metais como magnésio, ferro, sódio ou potássio.

A sílica também está presente nas areias das praias e no vidros comuns (Fonte: Shutterstock)A sílica também está presente nas areias das praias e no vidros comuns (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Além disso, compostos voláteis também estão misturados na massa fervente de rocha líquida. Esses gases são determinantes para a viscosidade do material: magmas mais ricos no material fluem com mais facilidade.

O que é o vulcanismo?

Quando o magma aprisionado no interior do planeta sobe para a superfície, ele escapa criando a estrutura geológica chamada de vulcão. Uma erupção representa um grave desastre natural e, na história natural, já foi responsável por grandes extinções em massa de espécies.

Isso porque ela libera o magma - na forma de lava - gases e cinzas vulcânicas que contaminam o ar por quilômetros de distâncias. Além disso as nuvens de poeira que cobrem a região bloqueiam a luz do sol e criam um inverno artificial que pode durar anos.

No nosso planeta os vulcões podem se formar de duas maneiras diferentes. Por conta do tectonismo, a maioria dos casos de escapamento de magma ocorre nas regiões onde duas placas tectônicas se encontram.

O tectonismo, ou movimento das placas tectônicas, é responsável pela formação de vulcões e riftes como esse (Fonte: Shutterstock)O tectonismo, ou movimento das placas tectônicas, é responsável pela formação de vulcões e riftes como esse (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Esse movimento gera vulcões muito explosivos, que atiram lavas e fragmentos de rochas em todas as direções. Além disso, a erupção entra em ação depois de abalos sísmicos que também podem trazer tragédia para as pessoas que vivem nas vizinhanças.

Já o segundo tipo acontece nos chamados pontos quentes (hot spots, em inglês), locais do planeta onde o manto superior chega a temperaturas altíssima e, ocasionalmente, expele lava para a superfície.

Esse é o caso das ilhas havaianas e canárias, duas regiões onde aconteceram erupções em 2021 que chamaram a atenção da mídia. Essas erupções, entretanto, costumam ser mais brandas.

As Ilhas Canárias, Espanha, foram formadas sobre um ponto quente do manto (Fonte: Shutterstock)As Ilhas Canárias, Espanha, foram formadas sobre um ponto quente do manto (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Chamadas efusivas, elas não possuem tanto material volátil e a lava tem baixa viscosidade - escorre lentamente. Por isso, nesses casos é possível fazer a evacuação das vizinhanças, salvando vidas e poupando tragédias maiores.

Classificações da lava

Segundo suas características, a lava pode ser classificada em três tipos: fluidas, viscosas ou intermediárias. Mais importante são os tipos de escoamento, que também pode ser classificado em três:

  • Aa, palavra que significa pedregoso em havaiano, designa escoadas marcadas pela superfície irregular resultante da perda rápida de gases. A medida que a lava se movimenta, o material frio é arrastado para o fundo, e coberto pela rocha fundida que avança, levando à formação de duas camadas.
  • Pahoehoe, do havaiano "macio", são escoadas de lavas do tipo basálticas. A superfície é macia e cria forma arredondadas conforme avança, porque forma pequenos lóbulos. Esse comportamento leva à formação de formas muito peculiares, muitas vezes chamadas esculturas de lava.
  • Lava em almofada acontece em erupções submarinas ou quando a lava escorre até atingir o mar. Recebem esse nome porque formam rochas esféricas semelhantes à travesseiros. Como o interior se esfria mais lentamente, forma uma superfície vítrea e marcadas por gretas, enrugamentos e estrias.

O tipo de lava e de escoamento também dá origem à diversas rochas ao redor do planeta. Por isso os vulcões, apesar de destrutivos, também são forças criadoras, e toda a superfície do planeta que existe hoje foi criada por eles.

Inclusive aqui. O nosso país, de norte a sul, é marcado pela atividade vulcânica. Mas não se preocupe: não há registros de erupções em terras tupiniquins na história recente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.