Coronavírus: como se proteger da covid-19 em um carro?

2 min de leitura
Imagem de: Coronavírus: como se proteger da covid-19 em um carro?
Imagem: Fonte: PxHere/Reprodução.

Com a pandemia de coronavírus ainda em curso, uma série de dúvidas a respeito da transmissão da covid-19 surgiram. Entre elas, qual a melhor maneira de diminuir o risco de contágio da doença ao fazer uma viagem de carro — principalmente em veículos de aplicativos, com grande circulação diária de pessoas.

Um estudo feito na Universidade de Surrey (Inglaterra) comprovou que a maneira mais segura para evitar o contágio via aerossol (gotículas de saliva muito pequenas que permanecem no ar por um tempo maior e podem carregar o vírus) é utilizar máscara e andar com as janelas do veículo abertas.

O estudo, realizado pelo Centro Global para Pesquisa do Ar Limpo (GCARE) da universidade, testou três possibilidades de contágio em veículos, todas com uso de máscaras: com janelas abertas; com janelas fechadas e recirculação de ar interno e com janelas fechadas e ar condicionado que utiliza ar externo.

A equipe usou sensores para monitorar a concentração de partículas de poluição dentro do veículo, mapear como essas partículas variaram com as diferentes configurações e avaliar a dose de exposição aos aerossóis por quilômetros percorridos para as três configurações de ventilação diferentes.

Os pesquisadores também utilizaram sensores para monitorar a emissão de CO2 — usado no experimento para representar o vírus.

Os pesquisadores descobriram que, mesmo aumentando a exposição dos ocupantes ao ar externo (intoxicado com partículas de poluição), manter uma entrada contínua de ar fresco com as janelas abertas, ao mesmo tempo que se usa máscara, é a melhor maneira para se proteger da transmissão da covid-19.

E quem passa o dia no carro?

Os motoristas enfrentam um dilema, já que ao se protegerem contra a poluição do ar externo, mantendo as janelas fechadas, agravam o risco da covid-19: o estudo descobriu que a probabilidade de taxa de transmissão da covid-19 aumenta 28,5% quando as janelas são fechadas e a recirculação do ar interno é colocada em prática.

Para ter mais chances de permanecer seguro contra a covid-19 e a poluição do ar externo, manter as janelas fechadas — o que atenua as partículas de poluição do ar — enquanto executa o ar condicionado no modo ambiente (aspirando ar fresco de fora) é o equilíbrio ideal para minimizar a exposição à covid-19.

O Professor Prashant Kumar, autor principal do estudo, reitor associado e diretor fundador do GCARE, salientou, em um comunicado à imprensa, que é vital que a comunidade científica forneça à sociedade os dados necessários para que ela possa aprender com a dolorosa experiência dos últimos dois anos: "Nossa pesquisa descobriu que se sua prioridade é reduzir o risco de contrair covid-19, usar uma máscara e manter as janelas do carro abertas é a abordagem ideal".

Além de manter as janelas de veículos abertas e usar máscaras, todas as pessoas -— mesmo as que já foram vacinadas com as duas doses de imunizante contra o coronavírus — devem continuar seguindo as medidas de proteção contra o vírus, já que nenhuma vacina garante 100% de proteção.

As orientações do Ministério da Saúde incluem evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, sempre higienizar as mãos, manter uma distância mínima de cerca de um metro de qualquer pessoa tossindo ou espirrando e evitar abraços, beijos e apertos de mãos, além de não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos.

ARTIGO Environment International: doi.org/10.1016/j.envint.2021.106814

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.