Áudio do Perseverance revela o quão barulhento é dirigir em Marte

1 min de leitura
Imagem de: Áudio do Perseverance revela o quão barulhento é dirigir em Marte

Enquanto o Perseverance explora a superfície de Marte, um microfone sensível capta os sons realizados pela sonda; surpreendentemente, o rover de 27 metros faz um barulho alto durante as viagens no terreno marciano. Um áudio divulgado pela NASA mostra o som emitido pelas rodas do veículo espacial esmagando o solo da cratera Jezero. Além disso, é possível escutar os estrondos e rangidos do sistema de mobilidade da sonda.

“Muitas pessoas, quando veem as imagens, não percebem que as rodas são de metal. Quando você está dirigindo com essas rodas sobre pedras, é realmente muito barulhento”, comenta Vandi Verma, engenheira sênior da NASA e motorista do Perseverance.

Os registros foram captados pelo microfone do sistema operacional de entrada, descida e aterrissagem (EDL) da sonda, que serviu de ferramenta para os cientistas que estavam ansiosos para conhecer os sons da superfície marciana. “Se eu ouvisse esses barulhos dirigindo meu carro, eu pararia e pediria um reboque. Mas se você considerar o que está ouvindo e onde foi gravado, faz todo o sentido”, disse Dave Gruel, engenheiro chefe do subsistema de câmera e microfone do EDL do Perseverance.

Rodas de metal do Perseverance podem contribuir com o barulho excessivo da exploração.Rodas de metal do Perseverance contribuem com o barulho da exploração.Fonte:  NASA/Divulgação 

Origem dos rangidos e estrondos

No momento, a equipe de engenharia do Perseverance está tentando descobrir a origem dos rangidos mais agudos que foram registrados pelo subsistema EDL e apontaram algumas possibilidades. Eles acreditam que os sons estão sendo produzidos pelo sistema de mobilidade do rover, mas não descartam a hipótese de uma interferência eletromagnética de uma das caixas eletrônicas do veículo espacial.

Em 1 mês em Marte, o Perseverance tem apresentado matérias incríveis sobre o planeta. Por exemplo, a sonda enviou vídeos e uma visão panorâmica da superfície do astro, bem como flagrou um redemoinho de poeira.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.