Ingenuity: helicóptero da NASA é ativado com sucesso em Marte

1 min de leitura
Imagem de: Ingenuity: helicóptero da NASA é ativado com sucesso em Marte
Imagem: NASA
Avatar do autor

O helicóptero em miniatura Ingenuity está oficialmente encostando em solo marciano. O veículo, que estava acoplado na sonda Perseverance, foi liberado para se movimentar sozinho neste sábado (3).

Segundo o NASA Jet Propulsion Laboratory, que cuida da missão e foi o responsável por fabricar os robôs, o procedimento envolvia uma queda de cerca de 10 cm da "barriga" da Perseverance, onde o helicóptero estava guardado, até atingir a terra firme sem danos.

O próximo desafio envolve sobreviver sozinho no planeta. O veículo de 1,8 kg com baterias recarregáveis precisa se manter aquecido na noite fria de Marte usando os próprios sistemas pela primeira vez — antes, ele compartilhava a energia da própria sonda. O JPL ainda publicou uma foto que, tirada pela Perseverance, mostra o objeto agora independente.

O primeiro voo da Ingenuity por Marte está programado para 11 de abril, sendo que os materiais e dados capturados chegarão à equipe da NASA na Terra apenas no dia seguinte. O helicóptero é o primeiro da categoria a voar fora da Terra e conta com duas câmeras, além de sensores para auxiliar durante o voo.

O objetivo do helicóptero é testar formas de locomoção aérea em outro planeta, além de capturar fotos e vídeos de Marte sob outras perspectivas.

Ingenuity: helicóptero da NASA é ativado com sucesso em Marte