NASA mostra rocha atingida por laser do Perseverance em Marte

1 min de leitura
Imagem de: NASA mostra rocha atingida por laser do Perseverance em Marte
Imagem: NASA/Divulgação

A NASA compartilhou nessa quarta-feira (31) a curiosa imagem de uma pequena rocha marciana que foi objeto de estudo do Perseverance, rover que chegou ao Planeta Vermelho em fevereiro. Na foto, é possível ver os buracos feitos pelo laser do robô, utilizado para analisar a pedra.

“Enquanto o helicóptero está se preparando, não posso deixar de verificar as rochas próximas. Este estranho (a rocha) fez minha equipe de ciências trocar muitas hipóteses. Tem cerca de 15 cm. Se você olhar de perto, pode ver a fileira de marcas de laser onde eu as destruí para saber mais”, escreveu a agência espacial na conta oficial do Perseverance no Twitter.

Como mostra a imagem abaixo, a rocha de Marte apresenta enormes buracos. A princípio, muitos podem pensar que eles foram causados pelos disparos a laser, mas na verdade as perfurações provocadas pelo equipamento são bem menores e só podem ser identificadas se você olhar a foto com atenção.

Rocha estudada pelo Perseverance.Rocha estudada pelo Perseverance.Fonte:  Twitter/NASA Perseverance Mars Rover 

Os furos do laser do Perseverance ficam no canto direito da pedra, caracterizando-se por uma fileira de marcas redondas minúsculas (veja a área exata indicada indicada em vermelho na foto). Foi nessa parte que o instrumento SuperCam disparou os feixes e aqueceu a rocha a uma altíssima temperatura, para que uma câmera especial analisasse os vapores resultantes e identificasse a sua composição química.

Buscando sinais de vida microbiana

No início de março, o rover realizou um trabalho semelhante a este, ao disparar o feixe em uma rocha que estava a 3 metros de distância dele. A NASA até divulgou os sons dos disparos do laser do Perseverance, parecidos com o “tic tac” de um relógio.

A pesquisa feita naquele dia em uma formação rochosa diferente, apelidada de “Máaz”, mostrou que o alvo atingido era composto por basalto, rochas ígneas ou vulcânicas comuns na superfície de Marte e também na Terra.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.