NASA anuncia descoberta de água na superfície iluminada da Lua

2 min de leitura
Imagem de: NASA anuncia descoberta de água na superfície iluminada da Lua
Imagem: Reprodução

Em anúncio realizado no início da tarde desta segunda-feira (26), a NASA revelou que, utilizando o Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA), detectou a presença de água distribuída em uma cratera lunar exposta ao Sol, a Clavius. A descoberta pode auxiliar em missões e também na procura pelo elemento em outros locais do Universo.

Devido ao baixo nível de gravidade existente no satélite natural da Terra, imaginava-se que, além da substância em estado sólido, o astro não teria capacidade de reter moléculas isoladas ou mesmo formas líquidas, que se espalhariam facilmente por áreas além dele. Tal fato tornaria inviável a exploração do recurso, encontrado apenas em regiões inóspitas.

Logo, apesar da pequena quantidade visualizada (uma concentração de 0,32 litro por metro cúbico) e da necessidade de análises aprofundadas para a compreensão de sua composição exata e de sua estabilidade, existe a esperança de que, no futuro, o espaço e o peso ocupados por estoques do tipo que há em naves sejam substituídos por itens tão importantes quanto ele.

NASA descobre água em novas partes da Lua.NASA descobre água em novas partes da Lua.Fonte:  Reprodução 

Criando um novo itinerário

A água, em missões espaciais, é aplicada em diversas ocasiões, inclusive na produção de oxigênio. Sendo assim, essas evidências permitem o mapeamento dos locais de destino de viagens e saber o quanto se pode economizar de carga em jornadas extraterrestres, visto que definir de onde ela será extraída faz uma diferença e tanto. Para aqueles que se perguntam sobre a existência de vida na Lua, especialistas indicam que, devido ao ambiente, é improvável que haja alguma, já que elementos adicionais seriam necessários – e a radiação frearia qualquer desenvolvimento.

Por fim, os representantes da NASA ressaltaram que há muito trabalho a ser feito, já que a quantidade de dados levantados não foi o suficiente para utilizar a informação em objetivos de curto prazo. Exemplificando a importância do estudo, explicaram que, quando viajamos, é importante sabermos onde há postos de gasolina e se devemos utilizar o espaço no porta-malas para armazenar combustível ou podemos adicionar mais alguns livros. Nesse caso, foi dado o primeiro passo para a criação de novas estratégias.

"Se pudermos usar os recursos da Lua, poderemos carregar menos água e mais equipamentos para ajudar em novas descobertas científicas", contou Jacob Bleacher, cientista-chefe de exploração do Diretório de Missões de Exploração e Operações Humanas da NASA.

"Não sabemos ainda se podemos usá-la como um recurso, mas aprender sobre a água na Lua é a chave para nossos planos de exploração Artemis", declarou a agência em seu perfil no Twitter.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.