Imagem de: Confirmado! Cientistas identificam presença de gelo nos polos lunares
Fonte: Wired

Confirmado! Cientistas identificam presença de gelo nos polos lunares

2 min de leitura
Avatar do autor

Já faz um bom tempo que os cientistas investigam a existência de água na Lua — uma vez que a presença do líquido poderia ajudar a viabilizar os planos de um dia estabelecermos uma base humana por lá. Aliás, a suspeita de que esse material (indispensável para a nossa sobrevivência) pudesse estar se “escondendo” em regiões lunares que permanecem permanentemente na penumbra não é o que podemos chamar de nova, tanto que sondas e missões espaciais já haviam encontrado indícios de que o satélite talvez não fosse tão árido como que se pensava.

Água!

Pois, de acordo com a NASA, cientistas conseguiram realizar observações diretas da existência de depósitos de gelo na Lua pela primeira vez na história, confirmando a existência de água no satélite — justamente nos locais onde os astrônomos desconfiavam que poderiam encontrar o material. Segundo a agência espacial, os depósitos se distribuem tanto pelo polo sul, como pelo norte, e possivelmente são muito, muito antigos.

Identificação de gelo na LuaLocalização dos depósitos de gelo nos polos lunares (NASA)

Ainda de acordo com a NASA, os depósitos de gelo detectados no polo norte se distribuem por uma área mais vasta do que os do polo sul, onde a maior parte do material está concentrada no interior de crateras. E como é que os cientistas conseguiram a proeza de finalmente confirmar que existe água na Lua? Eles usaram dados coletados por um instrumento projetado especificamente para detectar a presença da substância no satélite e que foi enviado até lá a bordo da sonda espacial indiana Chandrayaan-1 em 2008.

Esse equipamento — chamado M3, de Moon Mineralogy Mapper ou Mapeador da Mineralogia da Lua em tradução livre — realizou varreduras da superfície lunar e capturou nos polos propriedades reflexivas características do gelo. E mais: o instrumento também realizou medições da forma como as moléculas do material detectado absorvem a luz no espectro do infravermelho, uma vez que a água em seu estado sólido e líquido se comporta de maneira diferente, e os resultados apontaram que se trata de água congelada mesmo.

Essa é uma excelente notícia, uma vez que a confirmação de que existe gelo na superfície da Lua significa que futuras missões tripuladas ou possíveis bases teriam acesso direto à água — em vez de ter que extrair o material por meio de perfurações, por exemplo. No entanto, apesar da empolgação, os cientistas ainda precisam determinar as dimensões e profundidade dos depósitos de gelo para, assim, estimar quanta água realmente existe na Lua.

Além disso, é imprescindível que o gelo seja detalhadamente analisado e que os cientistas entendam como esse material interage com o ambiente lunar, portanto o ideal seria que, antes de planejar a construção de uma colônia na Lua, um explorador seja enviado até lá para desvendar todos esses mistérios. Mas, ainda assim, a confirmação merece ser celebrada!

Confirmado! Cientistas identificam presença de gelo nos polos lunares via Mega Curioso

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Confirmado! Cientistas identificam presença de gelo nos polos lunares