Confirmado! Cientistas identificam presença de gelo nos polos lunares

2 min de leitura
Imagem de: Confirmado! Cientistas identificam presença de gelo nos polos lunares
Imagem: Wired

Já faz um bom tempo que os cientistas investigam a existência de água na Lua — uma vez que a presença do líquido poderia ajudar a viabilizar os planos de um dia estabelecermos uma base humana por lá. Aliás, a suspeita de que esse material (indispensável para a nossa sobrevivência) pudesse estar se “escondendo” em regiões lunares que permanecem permanentemente na penumbra não é o que podemos chamar de nova, tanto que sondas e missões espaciais já haviam encontrado indícios de que o satélite talvez não fosse tão árido como que se pensava.

Água!

Pois, de acordo com a NASA, cientistas conseguiram realizar observações diretas da existência de depósitos de gelo na Lua pela primeira vez na história, confirmando a existência de água no satélite — justamente nos locais onde os astrônomos desconfiavam que poderiam encontrar o material. Segundo a agência espacial, os depósitos se distribuem tanto pelo polo sul, como pelo norte, e possivelmente são muito, muito antigos.

Identificação de gelo na LuaLocalização dos depósitos de gelo nos polos lunares (NASA)

Ainda de acordo com a NASA, os depósitos de gelo detectados no polo norte se distribuem por uma área mais vasta do que os do polo sul, onde a maior parte do material está concentrada no interior de crateras. E como é que os cientistas conseguiram a proeza de finalmente confirmar que existe água na Lua? Eles usaram dados coletados por um instrumento projetado especificamente para detectar a presença da substância no satélite e que foi enviado até lá a bordo da sonda espacial indiana Chandrayaan-1 em 2008.

Esse equipamento — chamado M3, de Moon Mineralogy Mapper ou Mapeador da Mineralogia da Lua em tradução livre — realizou varreduras da superfície lunar e capturou nos polos propriedades reflexivas características do gelo. E mais: o instrumento também realizou medições da forma como as moléculas do material detectado absorvem a luz no espectro do infravermelho, uma vez que a água em seu estado sólido e líquido se comporta de maneira diferente, e os resultados apontaram que se trata de água congelada mesmo.

Essa é uma excelente notícia, uma vez que a confirmação de que existe gelo na superfície da Lua significa que futuras missões tripuladas ou possíveis bases teriam acesso direto à água — em vez de ter que extrair o material por meio de perfurações, por exemplo. No entanto, apesar da empolgação, os cientistas ainda precisam determinar as dimensões e profundidade dos depósitos de gelo para, assim, estimar quanta água realmente existe na Lua.

Além disso, é imprescindível que o gelo seja detalhadamente analisado e que os cientistas entendam como esse material interage com o ambiente lunar, portanto o ideal seria que, antes de planejar a construção de uma colônia na Lua, um explorador seja enviado até lá para desvendar todos esses mistérios. Mas, ainda assim, a confirmação merece ser celebrada!

Confirmado! Cientistas identificam presença de gelo nos polos lunares via Mega Curioso

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.