Hiriko Fold, o carro dobrável que estreará, em breve, na Espanha (Fonte da imagem: Reprodução/Hiriko)

Dirigir não é uma tarefa fácil. Principalmente quando estamos falando de metrópoles em que a frota de automóveis extrapola em muito o limite suportado pela cidade. Nesse caso, além de impostos, combustíveis e danos ao meio ambiente, quem opta por dirigir todo dia precisa se preocupar com rodízios e engarrafamentos semanais.

Mesmo assim, há quem prefira passar por esse tipo de stress a ter que enfrentar um transporte público ou apelar para meios de transporte alternativos, como a bicicleta. É claro que boa parte dessa decisão se deve ao fato de que nem todas as prefeituras investem como deveriam nesse tipo de serviço, deixando o motorista sem opção.

Porém, uma invenção do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT) pode ajudar a desafogar o trânsito dessas regiões, oferecendo um veículo pequeno e que pode ser usado em parte do trajeto para o trabalho. Mas, antes, ele precisará enfrentar algumas dificuldades e ser bem-sucedido na fase de testes.

CityCar: veículo elétrico e dobrável

Já faz alguns anos que o grupo de pesquisa SmartCities, do MIT, começou a empregar seus esforços em um projeto que parece ir de encontro ao rumo da urbanização atual: em vez de adequar as cidades aos carros, o Professor William J. Mitchell e sua equipe pretendem fazer com que os veículos se adaptem ao espaço público. Com isso nasceu o CityCar, um automóvel pequeno e que pode ficar ainda menor.

Financiado pela empresa General Motors, o projeto foi criado em 2003 e reuniu estudantes de diversas áreas, como arquitetura, planejamento urbano, ciência da computação e engenharia mecânica. A discussão entre esses diferentes pontos de vista levou à criação desse veículo elétrico de proporções reduzidas, que pode ser dobrado — literalmente — e alinhado em fila, economizando espaço em vagas de estacionamento, por exemplo.

Porém, esse veículo também teria uma maneira diferente de ser usado. Esqueça o conceito de carro particular para ir e vir: nos planos de mobilidade para o futuro, o CityCar será compartilhado por diversos motoristas, que poderiam usá-lo para chegar até a estação de trem ou metrô mais próxima, agilizando assim parte do trajeto.

Hiriko Fold, o carro da cidade

No fim de 2009, um grupo basco começou a se interessar por veículos pequenos e elétricos, que pudessem ser usados por cidadãos da região espanhola. A ideia foi em frente e um consórcio foi criado, com o objetivo de desenvolver uma solução para esse tipo de público. Não demorou muito para que os investidores chegassem ao grupo do MIT, responsável pelo CityCar.

Comparação do tamanho do Hiriko com outros carros (Fonte da imagem: Reprodução/Hiriko)

Em parceria com o MIT e com o governo espanhol, o consórcio conseguiu levantar alguns milhões de dólares e investir no desenvolvimento do carro. Batizado de Hiriko — que em língua basca quer dizer “da cidade” —, o veículo possui dois assentos e, ao ser dobrado, passa de 2,5 metros de comprimento para apenas 1,5 metro. Isso permite que três automóveis como Hiriko Fold sejam estacionados na mesma vaga ocupada por um carro comum.

Motorista e passageiro entram e saem por uma porta central, que abre para cima e também serve de para-brisa. Além disso, para economizar espaço, volante e pedais foram substituídos por uma espécie de manche, parecido com o de aeronaves: empurrá-lo para frente faz o Hiriko acelerar e, para trás, diminuir a velocidade. Para a esquerda ou direita, o carro vira, fazendo curvas.

Que tal estacionar de lado?

Outra característica interessante do modelo é o fato de que suas rodas são capazes de rotacionar 60 graus. Isso possibilita, por exemplo, que o carro possa estacionar de lado e rodar em torno do seu próprio eixo, tornando a temida baliza muito mais fácil de ser executada.

Foto do Hiriko já dobrado e estacionado, ocupando 1/3 de uma vaga normal (Fonte da imagem: Reprodução/Hiriko)

É claro que tanta economia de espaço e a ausência de combustível fóssil trazem algumas desvantagens. A principal delas é o fato de que o veículo não ultrapassa os 50 km/h e tem autonomia para andar, no máximo, 120. Sendo assim, o Hiriko Fold é ideal para trajetos curtos e urbanos. E engana-se quem pensa que ter carro elétrico é sinônimo de veículo parado, recarregando a bateria: uma carga completa pode ser realizada em apenas 15 minutos.

Por causa do baixo peso e das pequenas dimensões, o Hiriko Fold nem mesmo seria considerado um carro de verdade em alguns países, podendo ser registrado como quadriciclo, por exemplo, o que dispensaria a carteira de motorista em algumas nações.

Produção e testes do Hiriko Fold

Em abril deste ano, o grupo responsável pelo consórcio iniciou uma produção de testes do veículo na cidade de Vitoria-Gasteiz, no norte da Espanha. Com isso, as empresas envolvidas no processo pretendem vender o minicarro para diversos municípios europeus e, no momento, Barcelona, Berlin e outros já planejam aderir ao novo meio de transporte. Quem também manifestou interesse pelo projeto, de acordo com a BBC Future, foi a cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina.