(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Se você acha que sons muito altos são a única forma de fazer seus ouvidos entrarem em colapso, está muito enganado. Há situações de extremo silêncio que também podem fazer você sair correndo e implorando por um pouco de ruído. E existem alguns locais espalhados pelo mundo que foram criados especialmente para isso: as câmaras anecoicas.

Calma... Não são salas de tortura, mas salas projetadas por institutos de pesquisa e universidades, com o objetivo de isolar os ambientes de qualquer fonte externa de ruído. Essas câmaras são criadas para facilitar os estudos sobre acústica e outros temas relacionados. O uso delas também garante testes de equipamentos elétricos, pois elimina qualquer interferência de ecos.

Isso acontece porque as câmaras anecoicas não isolam apenas o som, mas qualquer onda eletromagnética. O isolamento nessas salas é tão eficiente que uma pessoa que esteja lá dentro é capaz de ouvir seus próprios batimentos cardíacos. E isso pode ser realmente perturbador para qualquer pessoa, pois é difícil compreender que “você mesmo é o som”. Conheça agora as cinco salas mais silenciosas do mundo.

1. Orfield Laboratories

Criada pelo Orfield Laboratories, a câmara anecoica mais silenciosa do mundo conseguiu entrar no Livro dos Recordes por isolar 99,9% dos sons externos e fazer com que o silêncio “quase” absoluto pudesse ser percebido. Aos ouvidos humanos, nada do que vem de fora é ouvido e isso causa uma série de sensações bem interessantes.

(Fonte da imagem: Reprodução/DailyMail)

Segundo os criadores da câmara, lá dentro um ser humano pode ouvir seus próprios batimentos cardíacos, os pulmões em atividade respiratória e até mesmo pequenos ruídos emitidos pelo estômago. Os pesquisadores do Orfield Laboratories afirmam que o máximo de tempo que uma pessoa conseguiu ficar lá dentro até hoje foram 45 minutos, pois o silêncio não é para qualquer um e pode induzir a alucinações.

Mas é preciso deixar claro que a câmara anecoica do Orfield Laboratories não foi construída para provas de resistência de algum reality show. A sala, que fica em Minneapolis (EUA), foi criada para testes de ruídos em válvulas cardíacas, displays de smartphones e ruídos em diversos aparelhos eletrônicos.

2. Benefield Anechoic Facility

A segunda câmara anecoica mais potente do mundo fica em uma base aérea da Aeronáutica dos Estados Unidos. Considerada a maior câmara desse tipo no mundo, ela foi criada para testar equipamentos de aviação de larga escala, como itens de radiofrequência utilizados nos aviões de caça da Força Aérea Norte-Americana.

(Fonte da imagem: Reprodução/U.S Air Force)

Entre as principais funções da Benefield Anechoic Facility estão simulações de transmissões de dados e ondas para aviões nas mais diversas situações, incluindo “avião-solo”, “avião-mar” e “avião-avião”. Graças aos sistemas de isolamento de interferência, praticamente qualquer situação de voo pode ser emulada no local.

3. Universidade de Auckland

Localizada na Nova Zelândia, a câmara anecoica da Universidade de Auckland foi criada para garantir melhores resultados no estudo de Engenharia de Áudio e consegue bloquear qualquer ruído externo que possa ser percebido pelos ouvidos humanos. A sala silenciosa pode fazer com que as pessoas tenham impressões sonoras apenas do que é gerado no próprio ambiente.

(Fonte da imagem: Reprodução/Jared Tobin)

Uma curiosidade bem interessante: a câmara anecoica da Universidade de Auckland conta também com uma “contra-sala”. Trata-se de uma câmara de reverberação, um ambiente projetado para fazer com que as ondas sonoras reverberem pelo maior tempo possível.

4. Compact Payload Test Range

A Compact Payload Test Range é uma câmara anecoica localizada em Noorwijk, na Holanda. Ela foi criada para permitir que cientistas testem satélites e antenas de transmissão antes de serem colocados em funcionamento efetivo. A principal vantagem do uso da câmara está na neutralização de interferências, o que permite uma total simulação das transmissões que serão realizadas no espaço.

(Fonte da imagem: Reprodução/ESA)

Com o isolamento sonoro, a Compact Payload Test Range também pode medir campos eletromagnéticos para que seja calculada a eficiência de cada antena e cada satélite que estiver no local. A Compact Payload Test Range é certamente uma das câmaras anecoicas mais bonitas de todo o mundo.

5. Universidade de Salford

Com funcionalidade similar à da câmara anecoica da Universidade de Auckland, uma sala de isolamento sonoro da Universidade de Salford (na Inglaterra) permite estudos de acústica com muito mais precisão. Entre os principais objetivos da Universidade de Salford estão as pesquisas com alto-falantes e microfones.

(Fonte da imagem: Reprodução/Universidade de Salford)

A câmara ficou muito famosa após a publicação de um estudo complexo sobre o “quack” de um pato, durante o início da década passada. Assim como as outras câmaras citadas neste artigo, a britânica também conta com a presença de materiais de absorção para evitar qualquer reflexo dos sons gerados no interior dela.

.....

Você já conhecia essas incríveis câmaras anecoicas? Será que você conseguiria passar muito tempo dentro de uma delas sem ficar com vontade de sair correndo por causa da falta de respostas de ecos ou sons externos?

Cupons de desconto TecMundo: