Russos teriam usado o Twitter para infectar computadores do Pentágono

1 min de leitura
Imagem de: Russos teriam usado o Twitter para infectar computadores do Pentágono
Imagem: Pixabay/Pete Linforth

Ao que tudo indica, hackers russos usaram o Twitter para tentar infectar computadores do Pentágono. A informação veio a público em uma reportagem da revista Time divulgada hoje (18) e afirma que mais de 10 mil servidores do Departamento de Defesa dos Estados Unidos receberam mensagens com malware por meio da rede social dos 140 caracteres.

De acordo com a reportagem, o teor das mensagens era variado e tentava sempre atrair o destinatário com um assunto de seu interesse. “Dependendo do interesse dos alvos, as mensagens ofereciam links para histórias sobre eventos esportivos recentes ou sobre o Oscar”, relata a publicação. Os links em questão direcionavam as vítimas a um servidor russo a partir do qual o malware era instalado na máquina, permitindo que os hackers assumissem o controle de tudo: PC ou smartphone e também a conta do Twitter.

Hackers russos influenciaram no resultado das eleições para presidente nos Estados Unidos e na França.

Estas informações revelam uma nova face da atuação de hackers russos em sua “guerra” contra os Estados Unidos. As novidades vêm na esteira da declarada influência de informações roubadas do email de Hillary Clinton e que contribuiu para a sua derrota na corrida presidencial de 2016 e também da confirmação da influência de hackers na recente eleição para presidente da França.

Bots e o Twitter

A notícia é alarmante quando se projeta o tamanho do estrago que ela pode causar. O Twitter costuma ter vários problemas com rede de bots que normalmente são perfis falsos criados em massa a fim de dar relevância a algum assunto na plataforma de forma artificial. Com esse novo método, os hackers pode roubar contas reais de forma massiva e, da mesma maneira, usar todas elas para espalhar boatos.

Vale lembrar ainda que, em março deste ano, uma estatística bastante preocupante a respeito do Twitter veio à tona: segundo estudo conduzido pela Universidade do Sul da Califórnia, 15% de todos os perfis da rede de microblogs são bots. Apesar de nem todos os bots serem essencialmente usados para algo ruim, a amplitude desse tipo de situação acende o sinal de alerta no Twitter.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.