(Fonte da imagem: NASA/Bong Wie/Iowa State University)

Frequentemente, publicamos ideias malucas de como destruir possíveis asteroides que ameacem a vida na Terra. Um dos últimos projetos desse tipo é bastante inusitado e envolve o uso de armas de paintball para salvar o mundo, por exemplo. Agora, pesquisadores da Universidade do Estado de Iowa planejam uma espécie de robô espacial equipado com explosivos e capaz de explodir o asteroide de dentro para fora.

De certa forma, isso lembra o plano usado no roteiro do filme ‘’Armagedom”: uma equipe de mineradores é enviada ao espaço para perfurar um imenso asteroide que se chocará contra a Terra e, depois, depositar uma bomba no interior do corpo celeste, explodindo-o por completo. A grande diferença é que, na vida real, essa abordagem dispensará a presença de humanos.

O robô conhecido como Hypervelocity Asteroid Intercept Vehicle, ou HAIV, possui duas cargas de material explosivo: uma para criar uma cratera na superfície do aerólito e, depois, outra para destrui-lo. E apesar de ainda não termos uma unidade pronta desse sistema de defesa, os pesquisadores acreditam que em breve serão capazes de apresentá-lo ao mundo, já tendo conquistado até mesmo patrocínio para a realização do projeto.

Obviamente, isso não dispensa o constante monitoramento dos asteroides que passam pela Terra, pois só assim poderemos prever, com antecedência, essas ameaças espaciais. Mas, em caso de emergência, a humanidade poderá confiar no HAIV.

Cupons de desconto TecMundo: