Modificação deve aumentar a segurança do iPhone e outros portáteis da Apple. Foto: Divulgação/Apple

Modificação deve aumentar a segurança do iPhone e outros portáteis da Apple. Foto: Divulgação/Apple

Sempre quando algum usuário de iPhone ou iPod (e agora o iPad) ouvia falar em jailbreak, logo pensava na questão de segurança. Esta – a segurança – era uma tecla batida repetidamente pela Apple para combater a ação destes softwares que “destravam” seus aparelhos para liberar instalação de aplicativos de terceiros.

Mas desta vez o assunto parece ter mudado um pouco de figura. Não que a Apple esteja incentivando seus usuários a fazerem uso deste tipo de programa, mas o alemão Stefan Esse promete apresentar o jailbreak “Antid0te” no próximo dia 14, durante a conferência Power of Community.

O Antid0te trabalha com o sistema ASLR (sigla para Adress Space Layout Randomization), que executa diversos códigos em locais aleatórios da memória, dificultando o acesso de hackers a iPods, iPhones e iPads. Este método já é aplicado nos Windows 7, Vista e Phone 7, bem como em algumas bibliotecas do próprio Mac OS X, mas não aparece em nenhum aparelho portátil da Apple.

Quem sabe, se as previsões sobre o Antid0te forem verdadadeiras, a Apple não começa a levar em consideração a ideia de trabalhar junto com os jailbreaks?

Cupons de desconto TecMundo: