Pré-visualização de abas precisa se diferenciar dos sistemas das concorrentes. (Fonte da imagem: Reprodução/Patenty Apple)

Uma nova patente registrada pela Apple no USPTO, instituição responsável pela proteção de intelectual nos EUA, chamou atenção por trazer uma possível melhoria para os navegadores mobile da empresa. O documento especifica que um suposto navegador web mostraria miniaturas das abas abertas em uma área de pré-visualização capaz de dar uma pista do conteúdo para o usuário.

Com isso, se você tiver muitas páginas abertas no navegador, ficaria mais difícil se perder em meio a uma grande bagunça. A empresa menciona ainda que o acesso a essa área de pré-visualização seria feito através de um gesto, o que deixa transparecer a intenção de aplicar tal sistema em dispositivos com tela sensível ao toque.

Mais do mesmo?

É comentado na patente que esse sistema deve ser estendido a qualquer outro aplicativo, não ficando limitado ao navegador. Isso, entretanto, não é uma grande novidade. A própria Apple já conta com sistema semelhante no Safari para desktops, que permite ter uma visão geral do que está aberto no browser.

Fora isso, navegadores mobile como o Chrome também já possuem um sistema semelhante e, para mencionar os desktops, praticamente todos os SOs comerciais que operam nessas máquinas já contam com pré-visualização em miniatura de janelas ou abas. A patente da Apple, entretanto, foi registrada em janeiro deste ano. Mesmo assim, o texto, apesar de ser genérico, parece pender para aparelhos como iPhone e iPad, que poderiam utilizar o sistema de gestos.

A forma como a Apple pretende diferenciar esse sistema de visualização de guias do que vemos em outros sistemas operacionais deve ser baseada em algum detalhe não especificado, que pode ser o gesto para ativar essa função, o que a empresa resolveu não revelar no documento.

Cupons de desconto TecMundo: